Vazamento de óleo mata 10 toneladas de peixes na Bahia

Um acidente ambiental causado pelo derramamento de óleo no Riacho do Camisão, nas imediações da cidade de Riachão do Jacuípe (a 183 quilômetros de Salvador – BA), provocou a morte de mais de 10 toneladas de peixes, de acordo com informações de técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

O óleo se espalhou no manancial depois que um caminhão virou na BR-324. O riacho do Camisão é um dos principais afluentes do Rio Jacuípe. Mais de 13 mil litros de óleo foram derramados. Outros animais, como galos, galinhas e porcos, que beberam a água contaminada, também morreram.

O principal risco é que a chuva, que ameça cair sobre a região, transporte a água contaminada até o Rio Jacuípe. A empresa responsável pelo caminhão, a Nacional Asfalto, enviou uma equipe na manhã de quarta-feira, 24, para retirar os animais mortos do riacho e fazer a limpeza do solo atingido. Segundo um técnico do IMA, a limpeza deve durar entre cinco a oito dias.

Ainda não se sabe que tipo de óleo contaminou a água do riacho. No entanto, é comum em acidentes deste tipo que a substância lançada diminua o índice de oxigênio no manancial hídrico, matando por asfixia não apenas os peixes, mas várias outras espécies de animais do habitat.

Fonte: A Tarde

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.