Tainha

tainha.jpg

Nome Popular
Tainha / Mullet

Nome Científico
Mugil brasiliensis / Mugil liza

Família
Mugilidae
Distribuição Geográfica
Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Paraná).

Descrição
Peixe de escamas. Mugil brasiliensis é a maior tainha que ocorre no Brasil. O corpo é alongado e fusiforme; a cabeça um pouco deprimida; a boca pequena. As escamas são grandes e apresentam pequenas máculas escuras que formam listas longitudinais ao longo do corpo. Não possui linha lateral. A coloração é prata azulada nos flancos, sendo o dorso mais escuro. Os indivíduos maiores alcançam mais de 1m de comprimento total e cerca de 9kg. A Mugil liza é bem menor.

Ecologia
Espécie pelágica; vive nas proximidades dos costões rochosos e recifes, nas praias de areia e nos manguezais onde se alimenta de grandes quantidades de algas, e entra até mesmo em lagoas hiper salinas.. É uma espécie que forma grandes cardumes principalmente durante a migração reprodutiva, quando entra nos estuários. Alimenta-se de plâncton, pequenos organismos e material vegetal. Desova na água doce. É comercializada fresca ou salgada.

Equipamentos
Equipamento de ação leve a média para os grandes peixes; vara simples ou com molinete/carretilha; os anzóis devem ser afiados, nº 14 a 20; as linhas de 8 a 14 lb.

Iscas
Miolo de pão e algas filamentosas enroladas no anzol. Não é fácil captura-las em anzol.

Dicas
Ao fisgar, trabalhe com a fricção bem solta, ou use varas de ação lenta, pois uma puxada mais forte pode rasgar a boca do peixe.

Recorde
1.45 kg/ 3 lb 3 oz para Mugil liza

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

11 Comentários

  1. A pesca da tainha de caniço pode ser feita de varias maneiras.Com isca e sem isca.
    Utilizamos varioas tipos de equipamentos desde varas telescopicas de 7 a 9 metros com linha e boia a varas de ação leve 12/15 lb.s comprimento de 1.50 à 1.60m no trapiche.A isca é carne tingida com corante liquido de alimento e cortada bem pequena.Pode utilizar massinha de trigo,minhoca de mar,Para pesca sem isca pod eser utilizado anzol cromado ,dourado e.t.c…a tainha é curiosa e vai conferir chegando ate puxar a linha em alguns casos.A ceva é feita com farelo de arroz.Aqui em Araranguá SC é pratica a pesca da tainha..
    Quando tem muita chega-se a pegar mais de 200 por dia.

  2. A TAINHA CHEGOU!
    O ROBALO TAMBÉM!

  3. Na verdade eu gostaria de uma informação: a tainha é o unico peixe que tem “moela”?

  4. tainha e otimo ,pescar e otimo.respeito aos outros pescadores tambem,cada um pesca de um jeito e respeita o outro.pesco de tarrafa no rio ararangua-sc ,o que o pescador genesio diz e pura verdade,assim mesmo que se pesca de molinete neste rio,muito emocionante.quem quer conhecer este rio tenho fotos no http://WWW.SONA-PESCARIA.BLOGSPOT.COM procurar nas postagens mais antigas.boa pescaria a todos.

  5. Tarrafa é sim uma pescaria, Cristiano é uma pesca artezanal em santa catarina e se pode pescar de tarrafa pescadores proficionais e diferente de alguns que se dizem pescadores porque possuem barcos com motores de popa e varios molinetes e carretilhas caras que dizem que vão pescar mas na verdade enchem isopores de bebida e enchem a cara de cachaça depois arremessam todo o lixo possivel nas aguas dos rios e baías brasil a fora esses pescadores de tarrafa estão sustentando uma tradição e suas familias.

  6. Eu pesquei uma tainha de 6 kg na lagoa da pampulha em belo horizonte, o pior é que eu nem usei isca.

  7. DESDE QUANDO TARRAFA É PESCARIA?????

  8. Acabei de vir de Rainha do Mar, RS, onde pesquei com no mar com tarrafa uma tainha de 3kg e 64 cm! Um monstro. Serviu de jantar para 5 pessoas!

  9. OLA !!!!!!!

    AQUI NA PRAIA DE IMBÉ NO RIO GRANDE DO SUL TEMOS MUITAS TAINHAS E JA PEGUEI TAINHA DE APROXIMADAMENTE 1,5KG , COSTUMAMOS PESCAR CO O CHUVEIRINHO QUE CONTEM 8 ANZOIS PEQUENOS E COM RAÇÃO PARA COELHO COM FARINHA DE TRIGO, TEM DADO BONS RESULTADOS NA MINHA ULTIMA PESCARIA PEGUEI 8 A MENOR TINHA 55CT.
    UM GRANDE ABRAÇO.
    VOU TENTAR COM CORAÇÃO DE BOI SÓ PARA FASER UM TESTE.

  10. No rio Araranguá , aqui em Araramguá, Santa Catarina pesca-se muita tainha com molinedte ou carretilha com vara de ação lenta. Eu pesco com uma MS -C511 evolution e já peguei tainha de 2,5 kg. e já peguei num dia 165 tainhas. Aqui se pescxa a tainha desta forma de outubro a abril ou maio, época mais quente quando o peixe como no fundo. No inverno se pesca boiado. Usa-se muto como isca a carne vermelha, e até coração de boi. Eu prefiro pescar com minhoca da praia pela praticidade. Anzol pequeno com um pedacinho de minhoca na ponta. O engodo é feito com farelo de arroz e jogado no fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.