Rio Paraguai deve chegar a 4,5 metros neste ano, segundo previsão da Embrapa

No dia 31 de março a Embrapa Pantanal divulgará nova previsão

A Embrapa Pantanal acaba de realizar a segunda previsão de cheia para o rio Paraguai em 2011. De acordo com o Modelad (Modelo de Previsão de Cheia em Ladário), projeta-se cheia anual entre 4 e 5 metros, ao redor de 4,5 metros.

O Modelad é um programa de monitoramento das cheias e vazantes do rio Paraguai que tem como base as informações da régua centenária de Ladário, cedidas pela Marinha do Brasil.

O pesquisador responsável pelas previsões, Ivan Bergier, estima que se persistir o padrão de chuva verificado em janeiro e fevereiro, a cheia pode superar os 5 metros.

No ano passado a região do Pantanal passou por uma estiagem prolongada, tendo o pico da cheia de 4,36 metros em 22 de junho. Já o nível mínimo registrado no rio Paraguai, atingido no início de novembro, permaneceu em 1 metro até meados de janeiro. Há pelo menos 11 anos que o rio não ficava estável em seu nível mínimo por um período tão longo.

No dia 31 de março a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgará nova previsão de cheia do rio Paraguai. Quanto mais próxima do pico de cheia, maior a confiabilidade da previsão.

Por e-mail

Ana Maio
Jornalista – Mtb 21.928
Área de Comunicação e Negócios-ACN
Embrapa Pantanal
Corumbá (MS)

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.