Reunião do Corene discute fortalecimento do Ibama no Nordeste

Teresina (13/11/2009) – O Conselho Regional de Superintendentes do Ibama no Nordeste – Corene, se reuniu nos dias 12 e 13 de novembro, aconteceu em Teresina/PI, o encontro teve como tema “O Fortalecimento do Ibama no Nordeste”. Os cordenadores e chefes de diversos setores do Ibama vindos de diversas regiões, apresentaram palestras e fizeram uma avaliação dos trabalhos realizados, buscando verificar o nível integração das equipes de fiscalização na região Nordeste, através da realização de operações conjuntas nos biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, além da área de pesca.

Para Ronilson José da Paz, superintendente interino do Ibama da Paraíba, o evento foi uma oportunidade importante para se discutir os rumos das ações do Ibama no Nordeste do Brasil. Na reunião, foram discutidos assuntos relevantes para o alcance do objetivo do encontro, como o uso do geoprocessamento na fiscalização, a avaliação da aplicabilidade da Instrução Normativa -IN 14/2009, revisada pela IN 27/2009, as competências do Ibama na gestão dos recursos pesqueiros, o desafio do uso sustentável do Bioma Caatinga, e a discussão sobre a gestão de florestas públicas.

De acordo com Célio Costa Pinto, superintendente do Ibama da Bahia e coordenador do Corene, os resultados da reunião foram muito positivos para o planejamento integrado das ações do Ibama no Nordeste, contado com a participação de todos os superintendentes e gerentes executivos da autarquia no Nordeste. Durante a reunião houve o lançamento do DVD “Cantando por Liberdade”, produzido pelo Núcleo de Educação Ambiental do Ibama-PI.

Também estiveram na reunião o chefe do Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama Sede, Humberto N. de Mesquita Júnior , o subprocurador da Procuradoria Especializada junto ao Ibama, Alexandre Coelho Neto, o diretor de Biodiversidade e Florestas, José Humberto Chaves, a coordenadora substituta da Coordenação Geral de Fauna e Pesca, Cosette Barrabas Xavier da Silva, Antonio Clerton de Paula Pontes, do Instituto Chico Mendes, João Arthur Soccal Seyffarth, do Ministério do Meio Ambiente, e o presidente do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Hummel.

Gutemberg de Pádua Melo
Ascom Ibama/PB

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.