Região do rio Arari cria acordo de Pesca


MANAUS – Comunidades residentes ao longo do rio Arari, que banha o município de Itacoatiara, tomaram a iniciativa de reaver seus peixes nos lagos e, para isso, decidiram mapear as áreas destinadas à pesca das 14 comunidades que formam o Complexo Lacustre do Rio Arari. Eles criaram um Acordo de Pesca para a região.

Nesta quarta-feira (22), os representantes da comissão que foi criada para acompanhar as etapas de construção do acordo entregará ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Henrique Pereira, todos os documentos protocolados que legitimam as discussões e reuniões realizadas entre os comunitários desde 2003.


Há três meses, uma minuta foi encaminhada ao Ibama solicitando a expedição da portaria de criação do acordo. “A minuta foi o primeiro passo legal, rumo à consolidação do acordo. Reunimos os documentos (atas, relatórios) de todas as reuniões que realizamos com as comunidades, para protocolá-los, legitimando todo o processo”, revela um dos pesquisadores envolvidos na ação, Gelson Batista, especialista em manejo de recurso pesqueiro e bolsista da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Fonte: Inpa – SK

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.