Quatro toneladas de peixes tiradas irregularmente do Rio São Francisco são apreendidas em Minas Gerais

Quatro toneladas de peixes foram retiradas irregularmente do Rio São Francisco foram apreendidas em Minas Gerais.

Rio São Francisco - Minas GeraisBELO HORIZONTE – A polícia de Minas Gerais apreendeu 4 toneladas de peixe pescadas irregularmente no Rio São Francisco. Os peixes estavam em restaurantes e casas de pescadores nas cidades de São Gonçalo do Abaeté, Pirapora e Três Marias, todas elas às margens do rio. Mais de 50 policiais participaram da operação contra a pesca ilegal e 65 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Ministério Público depois de uma série de denúncias de desrespeito à proibição de pesca durante o período de piracema.

O período de Piracema – palavra de origem tupi que significa ‘subida do peixe – vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro do ano subsequente. É a época de reprodução dos peixes, que sobem as cabeceiras dos rios, e coincide com o período de chuvas no Sudeste. Neste período, é permitida a pesca apenas de até 5 quilos de peixe e um exemplar de espécies exóticas, aloctanas e híbridas.

Segundo informações do Instituto Estadual de Florestas, Minas Gerais abriga 354 espécies de peixes, o que representa quase 12% do total encontrado no país e a bacia do São Francisco apresenta o maior número de espécies, 173, seguida das bacias do Paranaíba (103) e do Rio Grande (88).

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.