Pontal do Paraná debate gestão participativa da pesca

Gestão participativa da pesca em Pontal do Paraná é tema de seminário.

Motivar pescadores e maricultores a conhecer a legislação que rege a pesca no litoral do Paraná e a participar de sua transformação. Este é o foco do I Seminário de Gestão Participativa da Pesca no Litoral do Paraná, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro de 2009 em Pontal do Paraná.

O evento será realizado em Pontal do Sul, na Secretaria de Meio Ambiente (ao lado do Centro de Estudos do Mar) e contará com a presença e explanação de técnicos do IBAMA, IAP, SEMA, ICMBIO, Força Verde, CEPSUL e IPÊ.

De acordo com Humberto Malheiros, coordenador do projeto, “o objetivo do evento é mostrar quais leis estão vigentes hoje e sua importância, bem como refletir sobre como são criadas e como podem ser modificadas”.

Além de conhecer a atribuição das diferentes instituições que regulamentam a pesca, a comunidade presente terá espaço para dialogar e discutir modificações na legislação. Segundo Humberto, “ao final do evento, pretende-se gerar um documento com as recomendações dos pescadores para alteração na lei”.

A entrada é gratuita e serão disponibilizados almoço e lanche para os participantes, além de Certificado de Participação. Também haverá distribuição de cartilhas sobre as leis de pesca e brindes como camisetas e bonés.

Ao todo, serão realizados oito seminários. Além deste em Pontal do Paraná, outros acontecerão em Matinhos, Paranaguá, Antonina, Guaraqueçaba (um na sede do município e um na Barra do Superagüi) e Guaratuba (um para a baia e outro para mar aberto).

Os Seminários de Gestão Participativa da Pesca no Litoral do Paraná, atividade do projeto Nas Malhas da Inclusão, é uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, com o patrocínio do Ministério da Pesca e Aqüicultura e em parceria com as seguintes instituições: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBIO; CEPSUL – Centro de Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul; Instituto Ambiental do Paraná – IAP; SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde. Este primeiro seminário, em Pontal do Paraná, também conta com o apoio da Colônia de Pescadores de Pontal do Paraná, Diretoria Municipal de Pesca e Prefeitura de Pontal do Paraná.

Mais informações pelo telefone (41) 3455-3411, com Humberto Malheiros.

Fonte = Prefeitura de Pontal do Paraná

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.