Piramutaba

Peixe de couro, de água doce. É uma espécie de peixe de grande porte, alcança cerca de 1 m de comprimento e cerca de 10 kg de peso. Possui além dos barbilhões comuns, dois muito compridos na cabeça, e outros dois enormes, começando na cabeça e indo até a cauda, um de cada lado.

Sua reprodução se dá no início da enchente, ao que tudo indica no alto Solimões, com os alevinos crescendo no estuário nas proximidades da Baía de Marajó.

A Piramutaba é a única espécie do gênero que forma grandes cardumes, podendo ser capturada aos milhares ao longo da calha do Solimões/Amazonas. É muito bem aceita tanto para o consumo local como para exportação devido seu sabor agradável e qualidade nutricional satisfatória.

piramutaba.jpg

A piramutaba e a dourada realizam a maior viagem conhecida de um peixe de água doce no mundo. Os dados foram constatados pelo estudo “Grande Bagres Migradores”, realizado pelo Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea ProVárzea/Ibama). Para desovar, a partir dos três anos de idade, as fêmeas de piramutaba e a dourada saem da foz do rio Amazonas, no litoral paraense, e nadam 5.500 quilômetros até a cidade de Iquitos, no Peru. A viagem demora até seis meses, mas as larvas desovadas percorrem o caminho de volta em no máximo 20 dias,carregadas pela correnteza.

Classe: Osteichthyes
Ordem: Siluriforrmes
Família: Pimelodidae
Nome científico: Branchyplatystoma vaillant
Nome vulgar: Piramutaba

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

3 Comentários

  1. mariza saraiva de sa

    gostaria de saber se a pessoa operada pode comer o peixe piramutaba, aguardo resposta

  1. Pingback: Portal Natureza » Blog Archive » A Amazônia para Crianças e Adultos

  2. Pingback: A Amazônia para Crianças e Adultos | Diário do Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.