Pescadores artesanais poderão se aposentar em 30 minutos

Brasília – Acordo firmado entre o Ministério da Previdência Social e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) permitirá que pescadores artesanais que fazem parte do grupo chamado de segurados especiais (agricultores familiares, índios e quilombolas) se aposentem em 30 minutos, a partir de 1º de julho.

A parceria permitirá a troca de informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), do Sistema Único de Benefícios (SUB), do Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi) e do Sistema Geral de Pesca (RGP). Assinaram o acordo de cooperação técnica os ministros da Seap, Altemir Gregolin, e da Previdência Social, José Pimentel, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valdir Moysés Simão.

“Esse convênio tem o objetivo de incluir o segurado especial da pesca artesanal também no CNIS, para reconhecer o direito previdenciário ao salário-maternidade para a pescadora artesanal, aposentadoria, licença saúde e pensão por morte em até meia hora”, afirmou Pimentel.

Segundo Gregolin, a troca de informações também vai evitar que falsos pescadores tenham acesso aos benefícios previdenciários. “As informações a que teremos acesso no CNIS vai dar mais segurança de que, ao conceder a carteira [de pescador], estamos concedendo ao verdadeiro pescador, aquele que depende da pesca”, ressaltou o ministro. A secretaria têm mais de 680 mil pescadores artesanais cadastrados.

Gregolin também destacou que o cruzamento de informações vai agilizar o acesso aos benefícios. “É uma forma de valorizarmos o verdadeiro pescador e eliminarmos a possibilidade de pessoas que têm outras atividades tenham a carteirinha e posteriormente tenham acesso aos benefícios.”

Em 2007, 10 mil pescadores tiveram o cadastro cancelado por já terem um registro profissional no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Fonte = Agência Brasil

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

3 Comentários

  1. gilberto luiz de oliveira

    sou um pescador,minha ,ão éra e meu pai,sofrerãp muito,nossa geração esta mais benificiada na pesca ,não só te criticra vivem os politicoa ,parabens para eles .

    ce meu pai e minha mãe fosse dessa época certamente viverião melhor.

  2. Achei um ótimo site do governo nota 10 o proximo governo vai melhorar ainda mais é a primeira vez que vejo este site

  3. muito bom! bom trabalho do goverrno, isto é bom para os brasileirinhos, quem sabe o proximo governo melhore e agiliza aindamais…. Minha opinião pessoal, é que deveria haver informações mais detalhadas sobre beneficios previdenciário neste site. Gostei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.