Obra do Cipar em Niterói está na reta final

O Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR) de Niterói, já tem data para ficar pronto. Orçado em R$ 7 milhões, o projeto começou a se concretizar em agosto do ano passado e tem previsão de término no próximo mês de julho. Em um espaço de cerca de 6 mil metros quadrados está sendo construído um terminal pesqueiro para abastecimento, descarga, estocagem e beneficiamento do pescado, além da formação e capacitação dos pescadores artesanais.

O Secretário de Infraestrutura e Fomento do Ministério da Pesca e Aquicultura, José Claudenor Vermohlen, estará no local com técnicos do MPA e o Superintendente do estado do MPA no Rio de Janeiro, Jaime Tavares, para acompanhar as etapas finais das obras do CIPAR no dia 31 de março na Avenida do Contorno 3.500, em Niterói. A visita do Secretário debaterá o planejamento de inauguração, o processo de compras dos equipamentos, as questões da Inspeção Federal e definições da gestão.
Segundo José Claudenor, com a integração dos onze municípios e a Universidade Federal do Rio de Janeiro no processo de conclusão tem melhorado os serviços e agregado valor ao bem público na construção.

Esse centro não só vai beneficiar os pescadores locais como as colônias que ficam ao redor da Baía de Guanabara. O projeto, como o nome já diz, é integrado e dará apoio logístico e formação aos produtores. Em parceria com a Universidade, vamos implementar o peixe na alimentação escolar e também dar dignidade aos pescadores da região”, afirma o representante do MPA.

A construção do CIPAR faz parte de uma política de estado que tem por objetivo a inclusão de pescadores artesanais, que não possuem qualquer apoio logístico, no mercado de venda de pescados. Isso permitirá a apresentação de certificado de qualidade a exemplo do que ocorre com a carne bovina – do material originado da pesca.

MPA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.