Museu do Mar possui tubarão-anão

museu-do-marUm dos seres mais temidos pelas pessoas é o tubarão. Grande e assustador, como retratado na maioria dos filmes, o animal, sem dúvidas, é motivo de preocupação para os banhistas. No entanto, o público se surpreende ao se deparar com o tubarão-anão, o menor do mundo, de apenas 24 centímetros de comprimento, exposto no Museu do Mar, em Santos.

Inaugurado em 30 de junho de 1984, o local é uma excelente opção de passeio para toda a família, onde as pessoas têm a oportunidade de conhecer de perto um dos maiores acervos de espécies marinhas, sobretudo de tubarões taxidermizados ou conservados em formol, em exposição pública no Brasil.

Mas esse ponto turístico não guarda apenas um exemplar da menor espécie do mundo, possui também um da maior: um filhote de tubarão-baleia, com cerca de 6 metros de comprimento e que pesa mais de uma tonelada. Quando adulto, pode chegar a 18 metros. É o único em exibição na América do Sul. Há mais dois no mundo, mas, para conhecê-los, é preciso ir à Nova Iorque (Estados Unidos) ou à Cidade do México (México).

Outra espécie que chama a atenção é o tubarão Mangona de Fundo, com quase quatro metros. Além desse, há poucos em exibição no mundo ­ em Portugal e no Museu de Pesca, também em Santos. Outra raridade que chama a atenção dos visitantes é o embrião de tubarão-azul com duas cabeças.

As 12 mil conchas ­ a partir de 1 milímetro ­ que fazem parte do acervo também despertam a curiosidade das pessoas, mas uma delas se destaca entre as demais, a maior do mundo. Ela pesa 148 quilos e tem 1 metro de comprimento. Um bebê tem condições de ficar lá dentro, conforme é exibido em uma foto ilustrativa.

DESENHOS ANIMADOS

Além dos tubarões, a criançada se diverte com as atrações vivas, que estão nos aquários com rochas vivas representando o meio ambiente marinho dos recifes de corais. As espécies que mais chamam a atenção são aquelas que inspiraram a criação de alguns personagens do filme Procurando Nemo ­- o peixe-palhaço (Nemo), blue tang (Dory) e yellow tang (Bubbles ).

Em outro local, a pessoa pode conhecer os corais, os crustáceos e as esponjas, que deramorigem aodesenho animado Bob Esponja.

O Museu do Mar também conta com uma biblioteca especializada, com aproximadamente 2 mil volumes, sobre diversos assuntos ligados ao mar e com uma sala de vídeo. São cerca de 100 títulos de documentários e filmes relativos à biologia marinha e à ecologia. Neste mesmo espaço, haverá um teatro de fantoches que incentivará as pessoas a nãojogarem lixo no mar.

Os visitantes também podem adquirir lembranças no museu, como colares feitos com dentes de tubarão, artesanato de conchas e músicas de piratas do passado, interpretadas por grupos folclóricos americanos e irlandeses.

SERVIÇO: O MUSEU DO MAR FICA NA RUA REPÚBLICA DO EQUADOR, 81, PONTA DA PRAIA, EM SANTOS (A TRÊS QUADRAS DO MERCADO DE PEIXES). O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO É DAS 9 ÀS 20 HORAS. OS INGRESSOS CUSTAM R$ 10,00. CRIANÇAS ATÉ CINCO ANOS NÃO PAGAM. MAIS INFORMAÇÕES PODEM SER OBTIDAS PELO TELEFONE 3261-4808 OU PELO SITE WWW.MUSEUDOMAR.COM.BR

Fonte = A Tribuna

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

um comentário

  1. eu amo biologia marinha adoro ver fotos e videos de pexes, tubarões, baleias e outros animais m arinhos bj.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.