Missão do governo federal vai à Palestina discutir ajuda humanitária

Brasília – Uma missão interministerial do governo brasileiro chega neste domingo (19) à Palestina para discutir detalhes sobre as ações do Programa de Ajuda Humanitária à região. O grupo, liderado pelo ministro da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, e integrado também por representantes dos ministérios da Saúde, Educação e Agricultura, apresentará à Autoridade Palestina iniciativas do governo federal nessas áreas que poderiam ser reproduzidas naquela região.

Segundo informações da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, há interesse palestino na capacitação de mão-de-obra para técnicos na área aqüícola e na transferência de tecnologia brasileira para melhoramento de espécies e assistência para formação de cooperativas de aqüicultores. A Autoridade Palestina também já teria manifestado intenção de construir três estações de piscicultura para produção de alevinos e três tanques para engorda que serão usados no desenvolvimento da criação de peixes em cativeiro. A produção de alimentos é uma das prioridades da região.

Em janeiro deste ano, atendendo a pedido da Autoridade Palestina, o governo brasileiro enviou seis toneladas de medicamentos e oito toneladas de alimentos às pessoas afetadas pelo conflito entre palestinos e israelenses na Faixa de Gaza. Em março, durante a Conferência Internacional em Apoio à Economia Palestina para a Reconstrução de Gaza, o Brasil anunciou doação de US$ 10 milhões para a reconstrução da Faixa de Gaza. Os recursos devem ser aplicados justamente nas áreas de saúde, educação, agricultura, pesca e aqüicultura e serão administrados pela representação diplomática brasileira em Ramallah, na Cisjordânia.

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.