II Festival do Caranguejo da Ilha Grande será lançado em Teresina

O segundo Festival do Caranguejo de Ilha Grande será lançado no dia 27 de outubro num café da manhã para imprensa e convidados. Localizada a 326 quilômetros ao norte de Teresina, Ilha Grande é uma das portas de acesso ao Delta do Parnaíba e também é conhecida também pela atividade de extração do caranguejo.

II Festival do Caranguejo da Ilha Grande

O lançamento será às 07h30, no quarto andar do prédio do Sebrae em Teresina, tendo as presenças do presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição no Estado, Ulysses Moraes; da prefeita de Ilha Grande, Joana D’Arc Ribeiro Machado; e da diretoria executiva do Sebrae no Piauí, composta por Delano Rocha, Evandro Cosme e Mário Lacerda.

O Festival do Caranguejo de Ilha Grande já tem data marcada para acontecer, de 13 a 15 de novembro.

“O primeiro festival foi um sucesso de público, de negócios e também serviu para avaliarmos nossas ações, onde acertamos e onde podemos melhorar. São ações em gastronomia, turismo, confecções e artesanato. Mais que isso, a população de Ilha Grande, desde o primeiro evento, abraçou o festival de forma empreendedora, o que com certeza, contribui para os resultados positivos alcançados”, afirma o presidente do Conselho do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

O extrativismo do caranguejo é a principal atividade econômica de Ilha Grande, mas o município também possui sua economia baseada no turismo, na pesca e no artesanato em rendas de bilro. E o festival surgiu para movimentar todas essas cadeias produtivas, criando novas oportunidades de negócios e aumentando a renda dos empreendedores de Ilha Grande.

“Ilha Grande tem no extrativismo do caranguejo e no turismo suas principais fontes de renda. A idéia é cada vez mais profissionalizar esses setores, sem esquecermos a preservação do meio ambiente. Os pescadores, catadores de caranguejo e demais empreendedores estão engajados nessa ação para que o festival seja um evento multisetorial e a região de Ilha Grande ganhe ainda mais destaque na extração consciente do caranguejo, no turismo e no artesanato”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.

A segunda edição do Festival do Caranguejo de Ilha Grande é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilha Grande, tendo o apoio do Governo do Estado, do Banco do Brasil e da Associação para Promoção Humana e Desenvolvimento Social, Instituto Cooperforte, entidade ligada à Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários das Instituições Públicas Federais.

Para a prefeita de Ilha Grande, Joana D’Arc Ribeiro Machado, a cidade está motivada para o festival.

“Estamos preparando tudo para que os turistas sintam-se bem recepcionados em Ilha Grande. Desde que iniciamos a organização do festival estamos revendo ações, o que deu certo, o que pode ser melhorado, sempre com o objetivo de realizar um evento de sucesso. Investimos em capacitação junto aos empreendedores e também junto aos catadores de caranguejo para que eles se sintam valorizados e realizem essa atividade de maneira sustentável”, explica a prefeita.

Joana D’Arc destaca ainda que nesta edição do festival os estandes serão instalados de forma mais organizada, bem como a área de estacionamento e o acesso à Ilha Grande também serão ampliados.

PREPARATIVOS

De acordo com o gestor do Projeto de Regionalização do Turismo Jeri-Delta-Lençóis do Sebrae no Piauí, Francisco Carvalho, a cidade está se preparando para receber os turistas.

“Já fizemos todos os treinamentos empresariais, agora vamos partir para as consultorias gastronômicas, com a preparação dos pratos e as orientações em higiene e limpeza. Haverá ainda uma consultoria mercadológica para os empreendedores de Ilha Grande, da área gastronômica”, informa Carvalho.

Nesta edição do evento também será realizado um concurso gastronômico, que vai escolher o melhor prato criado especialmente com a carne de caranguejo.

No total serão instalados trinta e seis estandes, sendo que vinte e um serão destinados à apresentação e comercialização de pratos à base de caranguejo e também para a forma mais conhecida de consumo do caranguejo aqui no Nordeste, que é o toc-toc, quando se quebra a casca do crustáceo com pequenos pedaços de madeira. Outros quinze estandes vão expor e comercializar produtos em artesanato, confecções e turismo.

ILHA GRANDE

A cidade de Ilha Grande possui uma população de quase nove mil habitantes, numa área de 134 quilômetros quadrados. Ilha Grande tem ao norte o Oceano Atlântico; ao sul, a cidade de Parnaíba; a leste, o Oceano Atlântico e Parnaíba; e a oeste, o Estado do Maranhão.

Segundo dados do Sebrae, a cidade possui manguezais preservados, manejo artesanal na coleta do crustáceo, uma colônia de catadores de caranguejo organizada, tendo um grande potencial de produção, com uma oferta acima da que o mercado pede.

O Festival do Caranguejo vai ser realizado num dos mais expressivos entrepostos pesqueiros do Piauí, onde a extração do crustáceo destaca-se como fonte geradora de trabalho e renda.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Ibama, a extração do caranguejo promove o sustento de 2.500 catadores naquela região. Em Ilha Grande, os catadores já estão organizados coletivamente através da Associação dos Catadores de Caranguejo Delta Uçá, que possui atualmente cerca de vinte associados.

O festival colabora com a valorização da nossa atividade e isso vem aumentando nos últimos anos. Para a realização do evento, estamos juntamente com nossas famílias, participando de cursos e treinamentos. Além disso, toda a divulgação em torno da extração do caranguejo eleva nossa auto-estima”, afirma um dos associados da entidade e líder dos catadores, Antônio Julio Marques.

PROGRAMAÇÃO

De 13 a 15.11
Festival Gastronômico do Caranguejo e Feira de Artesanato, Confecção e Turismo de Ilha Grande

Roteiros Turísticos Internos.

Visita ao Delta do Parnaíba

Dia 13.11
Passeio ciclístico pela manhã

Apresentações Culturais:
Grupo de Corais de Ilha Grande (3ª Idade, Infantil, Infanto-Juvenil e Vocal Pró-Jovem)
Escolha da Música Tema do Festival do Caranguejo 2010
Pintura com Grafite (com alunos de Ilha Grande)

Shows:
Banda Revivendo o Passado (Ilha Grande)
Bartô Galeno
Mastruz com Leite

Dia 14.11
Escolha da Rainha do Festival do Caranguejo e das Regatas

Apresentações Culturais:
Apresentação do Balé de Ilha Grande
Apresentação do Grupo Mandacaru (Labino)

Shows:
Banda Triclonagenados (Ilha Grande)
Baltazar
Banda Bali

Dia 15.11
Regatas de Canoas de Ilha Grande (manhã e tarde)

Escolha da Logomarca do Artesanato de Ilha Grande

Apresentação Cultural:
Apresentação do Grupo de Teatro de Ilha Grande com a peça “Cabeça de Cuia”

Shows:
José Roberto
Banda Líbanos

Fonte = VOOZ

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.