Ibama lança HQ sobre a importância do defeso da piracema no Piauí

Palestra sobre a importância do defeso da piracema para a manutenção dos estoques pesqueiros e da própria atividade da pesca artesanal

Para marcar simbolicamente o defeso da piracema, que se iniciou ontem e se estenderá até o dia 16/03/2011, o Ibama fez, através do Núcleo de Educação Ambiental, durante a manhã desta terça-feira, o lançamento de um folheto ilustrativo sobre o tema na forma de HQ (história em quadrinhos). O evento ocorreu no Parque Ambiental Municipal de Teresina.

Na ocasião, o superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, o coordenador do NEA, o criador do gibi, Sinvaldo Moura, e os representantes da Secretaria Especial da Pesca, da Secretaria Municipal de Educação, da Polícia Ambiental e do Sindicato de Pescadores de Teresina cumprimentaram as cerca de 100 crianças presentes, na grande maioria, filhas de pescadores locais. Os representantes fizeram distribuição do material educativo e deram ênfase à necessidade de respeitar o período de defeso da piracema.

Logo em seguida, quando a palavra foi franqueada aos presentes, os pescadores tiveram oportunidade de explicitar suas angústias e fazer questionamentos, que recaíram fundamentalmente sobre o benefício do seguro-desemprego, que é de competência do Ministério do Trabalho.

Para o próximo dia 20/11, o NEA já agendou uma nova reunião com os pescadores, agora com a presença de representantes da Delegacia do Trabalho, da Polícia Ambiental e do Setor de Fiscalização do Ibama para dirimir dúvidas e equacionar problemas.

Além do lançamento do gibi e do debate com os pescadores, a educadora ambiental Izolda Monte ministrou uma palestra sobre a importância do defeso da piracema para a manutenção dos estoques pesqueiros e da própria atividade da pesca artesanal no estado do Piauí. A manhã foi encerrada com uma cajuada servida às crianças da Escola Municipal Iolanda Raulino na tentativa de minimizar o calor que faz em Teresina.

NEA/PI

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.