Ibama e parceiros lançam campanha do defeso 2010 / 2011 no Amazonas

Defeso – instrumento que regulamenta a pesca, o transporte e a comercialização do pescado

A Superintendência do Ibama no Amazonas, através dos núcleos de Recursos Pesqueiros e de Educação Ambiental em parceria com Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria de Produção Rural (Sepror), Batalhão Ambiental da Policia Militar do Estado do Amazonas, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), estará fazendo o lançamento oficial do defeso 2010/2011, a realizar-se em 10/11 (4ª feira), às 9h, na Feira da Panair, zona sul de Manaus.

A campanha educativa “Pescador, Fique Legal” visa a sensibilizar a sociedade no sentido de repensar suas ações diante da questão pesqueira, que envolve vários atores sociais, desde a ação do pescador nos mais diversos espaços à atitude do consumidor. Daí a necessidade da ferramenta Educação Ambiental através de palestras, panfletagens nos mercados e feiras, murais educativos nas instituições e outros espaços disponíveis.

Defeso – instrumento que regulamenta a pesca, o transporte e a comercialização do pescado. De 15/11/10 até 15/03/11, entram no defeso os seguintes peixes: matrinxã, pirapitinga, sardinha, aruanã, pacu e mapará.

O tambaqui já está no defeso desde 01/10/10 e permanecerá até 31/03/11. Lembramos ainda que a pesca do pirarucu é proibida durante todo o ano, podendo ser comercializada somente quando o peixe é oriundo de piscicultura licenciada por órgãos competentes e/ou manejo autorizado pelo Ibama.

Ibama/AM

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.