Estação de Piscicultura comercializa 45 mil alevinos em apenas um dia na Empaer

A comercialização de alevinos de tambacu já começou na Estação de Piscicultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (a 42 km ao Sul de Cuiabá). O chefe da Estação, Antônio Claudino da Silva Filho fala que venderam em apenas um dia, 45 mil alevinos, medindo de três a cinco centímetros, para recria e engorda para 22 produtores rurais.

A Estação estará comercializando alevinos uma vez por semana, apenas na sexta-feira e a previsão é vender 500 mil alevinos até o final de março. O produtor rural, Romilson Elcio Gomes, do município de Santo Antônio de Leverger, possui uma chácara de quatro hectares e está no segundo ano testando e aprendendo a criar peixe em cativeiro. Na última sexta-feira (18), o produtor comprou mil alevinos para engorda.

Alevinos

No ano passado também comprou mil alevinos, ele explica que teve uma perda de 20% por conta dos predadores, em especial de jacaré que invadiu o tanque. Com mais experiência, o produtor Romilson espera transformar a atividade rentável para a família.

“Há dez anos, compramos alevinos da Estação da Empaer que é considerada referência na produção de alevinos do Estado”, destaca a produtora Isabel Cristina de Siqueira Carvalho, da comunidade Cotia, de Livramento, que adquiriu 1.800 alevinos de tambacu.

Na propriedade de 635 hectares, a principal atividade é a bovinocultura de corte com a criação do caracu – gado de origem Européia. Conforme Isabel, o caracu é um gado que apresenta precocidade, pronto para o abate em dois anos e chega a pesar 20 arrobas. Já o nelore, produz duas arrobas a menos, num período de três anos.

O gerente da fazenda Estância Pontual, Gilmar Luis dos Santos, do município de Poconé, comenta que foi construído na propriedade de 120 hectares, quatro tanques medindo 20 por 50 metros para a criação de peixes. Adquiriu dois mil alevinos de tambacu da Estação da Empaer e ressalta os bons preços oferecidos e a qualidade do produto. O produtor rural, Sérgio Tomé de Souza Saretto, de Livramento, comprou cinco mil alevinos que serão distribuídos em três represas de dois hectares. “Acho um bom negócio a piscicultura”, destaca Sérgio.

Para adquirir peixe da Empaer é necessário fazer reserva e encomendar – (65) 9606 0281/ 9973 5421. A entrega dos alevinos é feita toda sexta-feira e o transporte é por conta do comprador.

Com informações da Empaer-MT

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.