Em Abril começa defeso do camarão em algumas regiões

Muitas vezes uma mesma espécie tem mais de um período de reprodução durante o ano

No início de abril entram em período de defeso diversas espécies de camarão no País. No Nordeste, entre 1º de abril a 15 de maio, ocorre a primeira fase do defeso do camarão rosa, do camarão sete barbas e do camarão branco. As áreas de reprodução compreendem o litoral de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e os municípios de Mata de São João e Camaçari, na Bahia. Já estas mesmas espécies se reproduzem até 31 de maio na região sul e sudeste, sendo que o mesmo ocorre com os camarões Santana, Vermelho e Barba Ruça.

O período de defeso busca proteger as espécies em seu período reprodutivo, de forma a garantir mais tarde a sua captura de forma sustentável. Assim, fica garantida a multiplicação de camarões jovens em fase de recrutamento e desova.

Muitas vezes uma mesma espécie tem mais de um período de reprodução durante o ano. Em parte do Nordeste, por exemplo, o defeso acontece em duas fases distintas: a primeira, de 1º de abril a 15 de maio, e a segunda, de 1º de dezembro a 15 de janeiro.

Durante o período de defeso, além da inatividade dos pescadores de camarão, é proibida a conservação, o beneficiamento, a comercialização ou a industrialização das espécies relacionadas.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.