‘Dr. Peixe’ também atende no mar

Os peixinhos que limpam a pele dos clientes de spas, na Coréia do Sul, estão só ampliando um “serviço médico” para lá de antigo. Existe toda uma “classe profissional” de peixes marinhos que vive de limpar os parasitas e as escamas mortas de outros bichos do oceano.

Os chamados peixes limpadores normalmente são pequenos membros do gênero Labroides, presentes em recifes de coral dos oceanos Índico e Pacífico. E eles nem precisam ser levados para spas, porque já têm “consultório” próprio: locais dos recifes onde os demais peixes sempre podem encontrá-los.

Os consultórios são freqüentados por todo tipo de peixe, inclusive carnívoros grandes que normalmente devorariam os peixinhos “dermatologistas”. No entanto, dentro do local de atendimento eles ficam mansos, enquanto os peixes limpadores mordiscam delicadamente suas escamas e até o interior de suas bocas, procurando parasitas ou áreas de pele menos saudável.

O “negócio” vale tanto a pena para quem o pratica (e também para quem recebe o serviço) que alguns camarões do Pacífico também aprenderam o ofício. E ainda o melhoraram com propaganda: eles fazem uma espécie de dança, atraindo os fregueses para seu consultório.

E, como em qualquer outro ramo, também não faltam charlatões. Alguns peixes desenvolveram aparência semelhante à dos limpadores, mas se aproveitam dos clientes mordiscando com mais força do que o normal e arrancando carne saudável. (Globo Online)

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.