Defeso da sardinha começa na próxima segunda (1/11)

No próximo dia 1/11 (segunda-feira) a captura da espécie será suspensa

O período de defeso da sardinha começa no próximo dia 1 de novembro, segunda-feira, quando a pesca será suspensa nas Regiões Sul e Sudeste do país, onde se encontram os principais estoques da espécie. A produção de sardinha vem aumentando ano a ano após as medidas preventivas adotadas pelo governo para ordenamento dessa pesca.

O Defeso de Verão, que começa agora em novembro, tem como objetivo permitir a reprodução da espécie e vai até 15 de fevereiro. Já o Defeso de Inverno, que ocorre entre 15 de junho e 31 de julho, tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento das sardinhas jovens que nessa época passam para a fase adulta. Com a suspensão da pesca durante o verão, a espécie atinge o tamanho ideal de captura.

Os períodos de defeso da sardinha vem alcançando seus objetivos com aumento dos estoques da espécie. Em 2009, foram capturadas cerca de 84 mil toneladas e em 2008 foi em torno de 75 mil toneladas. Os estados maiores produtores do pescado são Rio de Janeiro e Santa Catarina que se revesam nessa liderança. Em terceiro vem São Paulo.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.