Confraternização com Pescadores em Itapemerim

 

confraternizacao_itapemerim.jpgA Prefeitura Municipal de Itapemirim, através da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, realizou nesta sexta-feira (20), um café da manhã para os pescadores dos balneários de Itaipava e Itaoca.

O evento marcou a abertura da 12ª Festa da Gamboa, tradicionalmente conhecida como a festa dos pescadores da região.

A atividade pesqueira representa uma das principais fontes de renda do município, sendo considerado o maior exportador nacional do atum e do dourado, maior produtor de pescado do Estado e segundo maior no Brasil. O Município possui aproximadamente 340 embarcações, chegando a produzir anualmente mais de 6.800 toneladas de pescado.


Com objetivo de valorizar a atividade pesqueira, a Sub-secretaria de Pesca tem encaminhado documentos dos pescadores aos órgãos competentes, facilitando o registro profissional, a emissão da carteira de trabalho, autorização de pesca e previdência social.

Além desse trabalho, a municipalidade desenvolve o projeto “Pescando Arte”, que proporciona uma nova alternativa de renda para marisqueiras, mulheres de pescadores e grupos da terceira idade, através de capacitação profissional. O Projeto apóia nove grupos que confeccionam biojóias, tapetes de TNT, bolsas e trabalhos com conchas, que são comercializadas em feiras de artesanato e lojas. Com as marisqueiras o projeto agrega valores ao pescado e aos mariscos.

Durante muito tempo estivemos sem ter o que fazer enquanto nossos esposos estavam pescando em alto-mar. Agora, estamos com uma nova oportunidade de renda para toda família, através dos cursos de capacitação que estamos recebendo e, também com o apoio na comercialização dos nossos produtos”, ressaltou a marisqueira, Arlete Silva.

A Prefeita Municipal, Norma Ayub Alves, esteve presente ao evento e reafirmou a determinação da municipalidade em amparar a classe dos pescadores. “O café da manhã foi uma grande oportunidade de confraternização entre o Poder Público Municipal e pescadores de Itaipava e Itaoca. Esse evento, que marcou a abertura da Festa da Gamboa, foi importante para conversamos e estabelecer as principais diretrizes para o desenvolvimento da pesca no município”, concluiu.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social PMI

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.