Celacanto (Peixe pré-histórico) é capturado na Indonésia

Uma espécie rara de peixe pré-histórico, com aproximadamente 360 milhões de anos de existência, o qual cientistas acreditavam ter desaparecido juntamente com dinossauros, foi pescado recentemente por um pescador da Indonésia. Trata-se do celacanto, que após a captura permaneceu vivo por 17 horas, graças ao esforço do pescador, que, tomando conhecimento da importância do peixe, o levou de volta ao mar, mantendo-o dentro de uma área cercada, onde morreu.

Foto do Celacanto capturado

celacanto.jpg

A façanha aconteceu perto da Província de Sulawesi Norte, quando Yustinus Lahama pescava com seu filho. Pesquisadores do país explicaram que o peixe viveria no máximo duas horas se mantido longe de habitat natural (a 60 metros de profundidade) e ainda disseram não entender como o celacanto, de 51kg e 131cm de comprimento, conseguiu sobreviver por tanto tempo.

Contudo, essa não foi a primeira vez que um peixe dessa espécie é capturado. Em 1998, pescadores encontraram outro em uma rede de águas profundas, armada para a pesca de tubarões, na região costeira ao norte de Sulawesi. O primeiro celacanto a ser reencontrado foi em 1938, na costa leste da África do Sul. Até então, acreditava-se que a espécie estava extinta há 80 milhões de anos, de acordo com o Museu Australiano de Peixes.

Veja também

Fiscalização Secima

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …