Autorizada a pesca em trecho do rio Sorocaba

Só será permitida pesca no barranco e os pescadores serão cadastrados

A partir desta sexta-feira (12), está liberada a pesca esportiva e amadora no Rio Sorocaba, somente no trecho entre a ponte do Pinga-Pinga, na Vila Progresso, e o deck localizado no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A intenção principal é incentivar a pesca esportiva, quando o peixe é solto depois de fisgado. A liberação da atividade nesse trecho é uma decisão do comando da 3.ª Companhia de Polícia Ambiental de Sorocaba, que também ficará responsável pela fiscalização. Será permitida somente a pesca de barranco e com varas de bambu ou molinete. Para a prática, os pescadores devem ser devidamente cadastrados.

Há seis meses, qualquer tipo de pesca no rio Sorocaba foi sumariamente proibida, após o entendimento da instrução normativa nº 25, de 1º de setembro de 2009 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que estabelece a restrição de pesca no Rio Paraná e seus afluentes. Para o Ibama, a instrução se aplicada ao rio Sorocaba, por ser afluente do Tietê que, por sua vez, é um afluente da margem esquerda do Rio Paraná, que integra o que se classifica como Sistema do Alto Rio Paraná.

Entretanto, a mesma instrução autoriza a pesca a uma distância de mais de 500 metros de confluências e desembocaduras de rios, lagoas, canais e tubulações de esgoto. Segundo o comandante da 3ª Companhia de Polícia Ambiental, Marcos Aurélio Venâncio, existem apenas cinco pontos de lançamentos de efluentes (tubulações de esgoto) no trecho urbano do rio Sorocaba. E, de acordo com o Saae, dentro de 90 dias, esses efluentes serão extintos, com a conclusão do complexo de obras do Programa de Despoluição do rio Sorocaba, o que possibilitará ampliar as áreas permitidas para pesca. Os locais serão posteriormente sinalizados pela Polícia Ambiental.

Nesta sexta, às 17h, a Polícia Ambiental estará no deck do Parque das Águas para a liberação oficial da pesca no trecho e para esclarecimentos sobre a autorização de pesca durante piracema, que começou dia 1 de novembro e vai até 28 de fevereiro. Neste período, é proibida a pesca de peixes nativos como lambaris, dourados, curimbatás e cascudos, os mais comuns no rio Sorocaba. Só é permitida para pescadores amadores – sempre no barranco e com uso de varas, com ou sem molinetes – a pesca dos chamados peixes exóticos como tilápias e carpas, espécies geralmente importadas e criadas em represas ou lagos e que acabaram povoando os rios da região. O comandante lembra também que o pescador que for pego realizando a prática em outros lugares não permitidos, estará infringindo a lei e será autuado. Já quem não tiver cadastro, será orientado e cadastrado no próprio local, pela Polícia Ambiental.

Para o ambientalista Jorge Alvarenga, que há tempos defende a liberação da pesca no rio, a prática da pesca esportiva promove a interatividade da população com o rio, além de possibilitar uma opção de lazer aos municípes. “Como nós ficamos seis meses proibidos, quem gosta de pescar sentiu falta”, afirmou. Além do uso do rio para o lazer, ele explicou que a intenção é fazer com que os pescadores amadores se conscientizem ambientalmente e sejam parceiros da iniciativa, preservando o rio e a margem. “Quem usar o rio, deve deixá-lo em melhores condições do que quando chegou”, disse. Para isso, serão feitas campanhas de conscientização e cursos com dicas de pesca. “A prática da pesca esportiva e amadora no rio Sorocaba é uma importante forma de educarmos nossa população quanto à preservação do ecossistema e do peixamento do rio”.

Para o pré-cadastramento dos pescadores, os interessados devem enviar a intenção para o e-mail jorge.alvarenga@uol.com.br, e receberão um formulário para o cadastro. Outras informações pelo telefone 9789-0595.

Cruzeiro on-line

Sobre o autor

Escreveu 2224 artigos neste site.

4 Comentários em “Autorizada a pesca em trecho do rio Sorocaba”

  • florival toledo Publicado em 15 novembro, 2010, 20:03

    pescar no rio e melhor coisa que aconteceu para os pescadores armadores podendo assim desfrutar dos seus momento de lazer para pescar no rio

  • florival toledo Publicado em 17 novembro, 2010, 21:35

    ja estou cadastrado
    ou precisa fazer mais alguma coisa

  • fernando dias silverio Publicado em 10 agosto, 2011, 17:22

    eu e meu amigo douglas queremos nos cadastrar
    para a pesca

  • marcos Publicado em 11 outubro, 2011, 16:48

    como faço minha licença

Deixe um Comentário

Gravatar são pequenas imagens que mostram sua personalidade. Obtenha um gravatar gratuitamente!

Copyright © 2014 Guia da Pesca. Todos os direitos resevados.
Hospedado e Personalizado por Aquila Host