Alunas da cidade e da área rural vencem concurso da Semana do Peixe

Desenho da aluna JackelineAs estudantes Sara Silva de Souza, do 9º ano, e Jackeline de Souza Bueno, do 7º ano, foram as vencedoras do concurso de redação e ilustração promovido pela Embrapa Pantanal em comemoração à Semana do Peixe. A iniciativa teve o apoio da Secretaria Executiva de Educação de Corumbá. A apuração aconteceu na segunda-feira, dia 14, pela manhã.

Sara tem 14 anos e é aluna da escola municipal Cássio Leite de Barros. Ela escreveu a redação “A maldição do rio Paraguai”, em que relata a história de quatro amigos universitários que organizaram uma pescaria e tiveram uma surpresa quando estavam no rio. O texto traz uma mensagem de conscientização ambiental.

Jackeline estuda na escola municipal rural Porto Esperança e venceu o concurso de desenho. Ela retratou um pescador, com seus instrumentos artesanais de trabalho. A aluna usou cores fortes e traços marcantes.

As duas vão ganhar um jantar no restaurante Ceará, especializado em pratos à base de peixes, com direito a dois acompanhantes. Também vão ganhar um kit com produtos do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Embrapa Pantanal.

Em segundo lugar no concurso de redação ficou Fabiana Régis do Nascimento, aluna do 9º ano da escola Pedro Paulo de Medeiros, com o texto “Os artistas do Pantanal”. Em terceiro, o estudante Walber Veterano Vera, do 9º ano da escola Porto Esperança, com o texto “A cultura do Pantaneiro”.

No concurso de ilustração, o segundo colocado foi Osmar Rodrigues Cordeiro Júnior, do 6º ano da escola rural Monte Azul. O terceiro colocado é do 7º ano da mesma escola e se chama Darciel dos Santos Varela. Esses quatro alunos vão receber o kit.

O concurso teve 87 trabalhos inscritos, mas 26 foram desclassificados por descumprirem o regulamento. Ao todo, foram 12 redações e 49 desenhos.

A comissão julgadora foi composta pela pesquisadora Cristhiane Amâncio, pela jornalista Ana Maio, e pela assistente Mirane Costa, formada em Letras e aluna do mestrado em Estudos Fronteiriços da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Todas atuam na Embrapa Pantanal. Representando a Secretaria de Educação, a supervisora do Núcleo de Projetos, Roseane Limoeiro da Silva Pires, também ajudou a selecionar os melhores trabalhos.

A entrega dos prêmios está sendo agendada pela Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Secretaria de Educação.

Ana Maio
Jornalista – Mtb 21.928
Área de Comunicação e Negócios-ACN
Embrapa Pantanal
Corumbá (MS)

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.