Acre – Começa a desobstrução 80 km de rios e limpeza de 97 hectares de lagos no vale do Juruá

Recursos são provenientes de emenda do senador Tião Viana e contrapartida do Governo do Estado, beneficiando 1.620 famílias

acudes onofre britoOs habitantes do vale do Juruá que trabalham com produção ou pesca de peixes estão vivendo um período de ótimas notícias. Na manhã desta segunda-feira, 07, na sede da Colônia de Pescadores de Rodrigues Alves, situada estrategicamente defronte ao rio Juruá, o vice-governador César Messias deu ordem de serviço para a desobstrução de 80 km de rios e limpeza de 97 hectares de lagos nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Os recursos foram liberados pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura, oriundos de emenda do senador Tião Viana. Com a contrapartida do Governo do Estado, que é o executor do projeto, os recursos a serem empregados alcançam R$ 455 mil e vão beneficiar 1.620 famílias envolvidas nas atividades pesqueiras nos cinco municípios.

Segundo explicou Mamede Dankar, da Secretaria de Produção, a desobstrução dos 80 km de rios vai beneficiar 50 km do rio Juruá, (10 km em Cruzeiro do Sul, 20 km em Porto Walter e 20 km em Marechal Taumaturgo) e mais 30 km de outros rios que banham a região de Mâncio Lima: 5 km no rio Moa, 12 km no rio Timbaúba e 13 km no rio Azul. A limpeza vai acontecer em 97 hectares dos lagos Tatajuba e Grande, em Cruzeiro do Sul e o Lago Nova Cintra, em Rodrigues Alves.

Centenas de pessoas prestigiaram o ato de assinatura da ordem de serviço entre eles, pescadores, agricultores, vereadores, a deputada Perpétua de Sá e o prefeito de Rodrigues Alves Francisco Ernilson de Freitas (Burica). O açudes onofre britovice-governador César Messias, disse que o governo está interessado em expandir a produção de pescado na região do Juruá tanto do peixe criado em açudes quanto o peixe pescado em lagos e rios. Segundo disse, a região do Juruá até o rio Valparaíso é a mais rica em lagos no Estado. Ele adiantou que o projeto ora em execução é um bom começo e vai beneficiar três lagos da região, mas que vai levar ao governador Binho a proposta de que a limpeza de lagos e rios se transforme num programa de governo. O senador Tião Viana e o Secretário de Produção, Mauro Ribeiro, não puderam participar da solenidade de lançamento do programa devido o mau tempo, quando o avião não decolou de Rio Branco.

Fonte = Agência de Notícias do Acre

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.