Venda de mariscos está liberada em Santa Catarina


A venda de mariscos está liberada em todas as regiões do Estado. A proibição, que seguia restrita a Porto Belo e Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, foi revogada nessa quinta-feira, 8, pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap).

A contaminação dos moluscos, ostras e mariscos, foi detectada no litoral catarinense em 4 de abril. Em 2 de maio, a Seap liberou a venda de ostras em todo o Estado.
De acordo com o chefe do Centro de Desenvolvimento em Aqüicultura e Pesca da Epagri, Francisco Manoel de Oliveira Neto, o monitoramento do litoral catarinense será intensificado a partir de 1º de junho.

O Programa Estadual de Controle Higiênico e Sanitário de Moluscos Bivalves recolherá amostras em 51 pontos da orla, de Jaguaruna, no Litoral Sul, a Itapoá, no Litoral Norte.

O monitoramento será feito em parceria com a Epagri, o laboratório de microbiologia marinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o laboratório de algas tóxicas da Universidade do Vale do Vale do Itajaí (Univali).

Segundo Oliveira Neto, os recursos, cerca de R$ 1,2 milhão, estão disponíveis. A verba foi repassada pelo governo federal, com contrapartida do governo estadual.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.