Varas de Pesca

Existe uma infinita variedade de varas de pesca à venda nas lojas especializadas que vão desde a tradicional vara de pesca de bambu até as produzidas a partir de fibras e mistura de fibras como as de carbono e grafite e outros materiais, como o kevlar, por exemplo, e estão cada dia mais leves e resistentes.

A não ser pelo seu baixo custo, varas de bambu não trazem qualquer benefício para o pescador e arremessos na beira da praia (surfcasting), portanto somente iremos discorrer sobre as varas produzidas a partir de fibras sintéticas.

Quanto ao Tamanho

O fator determinante de um bom arremesso não é, como muitos pensam, a altura da vara e sim a aceleração que se consegue imprimir à chumbada ao arremessa-la. Os tamanhos mais indicadas para o surfcasting devem ter entre 7 e 12 pés (2,10 e 3,65 m.), confeccionados em grafite de carbono ou tramas de fibras mistas com capacidade de carga de lançamento (casting weight) entre 30 e 250 gramas.

De modo geral, varas com tamanhos superiores a 12 pés são desaconselháveis por serem mais lentas e pesadas, cansam o pescador alem de desbalancear o ponto de apoio e aumentar o efeito de alavanca na mão deste. Em teoria, somente pescadores de compleição física avantajada podem tirar vantagem das varas acima desta medida.

Potência e Ação

Potência é a capacidade de carga de lançamento (casting weight), ação é o trabalho da vara, ou seja, a propriedade de curvar-se e voltar a posição de inércia. Estes dois fatores combinados determinam a capacidade da vara em catapultar a chumbada.

 

acaovara.gif

  • A – Ação Ultra Rápida – Curva-se somente na parte da ponta.
  • B – Ação Rápida – Curva-se na terça parte superior da vara.
  • C – Ação Média – A curvatura estende-se em toda a metade superior.
  • D – Ação Lenta – Curvatura progressiva em todo a vara.

Escolhendo suas Varas de Pesca

Primeiro precisamos definir as distâncias dos arremessos. Para tal usaremos os conceitos de Beira, Meia e Fundo. A pescaria de Beira será aquela onde os arremessos são feitos entre linha d’água (onde termina a areia) da praia até 40 metros, a pescaria de Meia é a praticada entre 40 e 80 metros e a Pesca de Fundo são aquelas de arremesso superior a 80 metros.

Vara de Beira – Devem ter entre 7 e 9 pés (2,10 e 2,75 m.), leves, sensíveis porém firmes, sua ação deve variar entre rápida e ultra rápida, com casting entre 30 e 80 gramas.

Vara de Meia – Entre 9 e 11 pés (2,75 e 3,30 m.), resistentes e o mais leve possível, de ação rápida e casting entre 80 e 110 gramas.

Vara de Fundo – Entre 11 e 12 pés (3,30 e 3,60 m.) resistentes e fortes de ação rápida ou ultra rápida e casting acima de 110 gramas podendo chegar até 250 gramas ou mais.

Vale lembrar que existem varas específicas para o uso com carretilhas e varas específicas para o uso com molinetes, e que o uso de uma carretilha numa vara de molinete impede o bom funcionamento do conjunto e o inverso também ocorre.

Observação:

Quando adquirir uma vara de pesca tenha certeza da sua compra. Confira o casting, a composição e se o tamanho atende suas necessidades (estas informações estão impressas no próprio caniço). Verifique a ação da vara, a qualidade dos passadores, do prendedor de molinete e a montagem destes. Lembre-se: quem compra errado compra duas vezes.

Muitas vezes uma boa vara de pesca vem equipada com passadores de má qualidade (talvez por economia dos custos de fabricação), para estes casos é aconselhável e até indicado substitui-los por outros de qualidade superior.

Para conservar sua vara de pesca, lave-a com esponja e detergente a cada utilização, especialmente nos passadores e ponteira para evitar o aparecimento de pontos de corrosão, retire o excesso de água e deixe secar ao ar livre.

 

Sobre o autor

Escreveu 2224 artigos neste site.

15 Comentários em “Varas de Pesca”

  • averaldo Publicado em 5 setembro, 2007, 16:51

    qual a melhor loja pela a internet, para comprar, varas de pescas, e acessórios?

  • Germano Publicado em 10 abril, 2008, 19:49

    Gostaria que me indicasse uma vara (marca) que atendesse às minhas necessidades com as seguintes características: lançamento longo
    super sensível
    para carretilha
    telescópica
    resistente
    E se possível um Kit que atende as características

    Agradeço desde já.

  • Carlos Magno Rodrigues Castanon Publicado em 22 dezembro, 2008, 7:57

    Bom dia,

    Gostaria que me indicasse um sistema de pesca de uma ou mais varas (marca) que atendesse às minhas necessidades com as seguintes características: lançamento longo
    super sensível
    para carretilha
    telescópica
    resistente
    E se possível um Kit que atende as características para pescaria de Tilápia, Traíra, Pacu e Tucunaré..

    Att,

    Carlos Magno Rodrigues Castanon

  • Mauricio Publicado em 18 janeiro, 2010, 21:19

    Olá!
    Um grande colega meu tem um kit para construir sua própria vária de pescar, mas está em inglês… :-(
    Alguém posssui um manual prático/básico em português?

    Obrigado!

  • Gilberto Rodrigues da Silva Junior Publicado em 18 fevereiro, 2010, 8:23

    Favor informar um Kit pra pesca de arremesso. Vara e Molinete para pegar com isca artificial, tucunaré, robalo, tilapia, traira.

  • bmx Publicado em 19 maio, 2010, 14:10

    esas varas sao otimas

  • bmx Publicado em 19 maio, 2010, 14:10

    esaa varas sao otimas……………………………

  • Wanderley Santos Publicado em 22 junho, 2010, 18:53

    Qual a melhor loja pela a internet, para comprar, varas de pescas, e acessórios?
    Se for possível me indicar a melhor vara que posso comprar para a pesca de curimatã, estou aprendendo a pescar curimatã, na média de 05 a 06 quilos, mas como não tenho muito conhecimento sobre o equipamento gostaria de obter esta informação . Aguardando com urgência sobre estas informações.

    Atenciosamente/
    Wanderley.
    se possível enviar por e-mail.

  • nivia cambraia Publicado em 31 agosto, 2010, 15:17

    quero dar uma vara e um molinete de presente, estou pensando comprar da marine sports, pela net, ja li tanto sobre pescaria que estou ficando doida…será pra pesca em piuma – es – na areia. é para uma amiga, que nao sabe pescar muito bem. poderia dar-me algumas dicas ?? pensei num molinete marine sport 3000 e uma vara de carbono de 3 metros.estarei eu certa ?? li tanto que estou com medo de fazer a coisa errada. por favor, ajude-me. grata, nivia

  • cleiton Publicado em 19 novembro, 2010, 12:15

    Brilhante documentário!!!!! Agora é preciso lança-lo na mídia televisiva para o mundo todo saber do perigo que corremos; de termos o fundo do ôceano totalmente destruido. E mais…. Até a produção de oxigênio estará comprometida. Continuem apertanto o cinto deles. At. Cleiton!!

  • igor Publicado em 7 dezembro, 2010, 16:37

    quero comprar iscas artificiais boas para qualquer tipo de peixe

  • igor Publicado em 7 dezembro, 2010, 16:37

    gente ajuda ae fala alguma

  • Diego Limeres Publicado em 29 maio, 2011, 23:28

    Queria que informasse uma vara de qualidade para pescar Traira, Carpa, Bagre, Pintado… peixes de uns 2kg 3kg… Sou novato, tenho pescado em pesque e pague… queria que me desse uma certa ajuda.. Agradecido! ( espero que me responda por email )

  • Leonardo Publicado em 16 maio, 2012, 14:35

    Ola sou novato em pescarias e gostaria de saber se vcs poderiam me dar algumas dicas de varas e molinetes para eu comprar, pois estou querendo começar a comprar minhas tralhas.Desde ja agradeço a colaboração e aguardo a resposta no meu e-mail.

  • José negi Publicado em 17 março, 2013, 15:00

    Quando a pesca acaba eu posso usar linha novamente?

Deixe um Comentário

Gravatar são pequenas imagens que mostram sua personalidade. Obtenha um gravatar gratuitamente!


+ 8 = dez

Copyright © 2014 Guia da Pesca. Todos os direitos resevados.
Hospedado e Personalizado por Aquila Host