USP – Museu de Zoologia exibe filmes sobre crise da biodiversidade

Como parte da exposição Crise da Biodiversidade: a natureza ameaçada, o Museu de Zoologia (MZ) da USP passa a exibir, todo sábado e domingo, às 14h30, uma série de filmes produzidos pela Scientific American Brazil (confira a programação abaixo). Os vídeos possuem 1 hora de duração cada e abordam temas relacionados à exposição, como a teoria da evolução, a história da vida no planeta e as mudanças climáticas causadas pela ação do homem.

A exposição Crise da Biodiversidade – A Natureza Ameaçada reúne fotografias, documentários e exemplares raros do acervo científico do MZ, nunca antes expostos, para mostrar como a ação humana coloca hoje em ameaça as espécies do planeta, mesmo as que não conhecemos.

A entrada custa R$ 4,00, exceto no no último domingo do mês, quando é gratuita. Estudantes com carteirinha pagam meia-entrada. Crianças até 5 anos e adultos com mais de de 60 estão isentos.

O MZ funciona de terça a domingo, das 10 às 17 horas, e fica na Avenida Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo.

Programação:

Grandes mutações – A história da diversidade da vida desde a mudança dos oceanos para a terra firme, passando pela emergência dos humanos e de outras criaturas que compõem a árvore da vida.
Quando: 17 e 18 de janeiro, 7 e 8 de março, 11 e 12 de abril

Extinção – As cinco as extinções em massa ocorridas na história exerceram enorme influência na evolução das espécies. Estão os humanos provocando a próxima extinção?
Quando: 24 e 25 de janeiro, 14 e 15 março, 18 e 19 de abril

A corrida das espécies – Competição ou cooperação? A interação entre espécies é a mais poderosa força da evolução e compreender isso pode ser fundamental para a sobrevivência humana.
Quando: 31 de janeiro, 1 de fevereiro, 21 e 22 de março, 25 e 26 de abril

O porquê do sexo – Compreenda o papel desempenhado pelo sexo na evolução das espécies.
Quando: 7 e 8 de fevereiro, 28 e 29 de março, 2 e 3 de maio

O bing bang da mente – Há 50 mil anos algo especial e único aconteceu, fazendo emergir o humano moderno. Com ele veio uma explosão de criatividade e tecnologia – uma revolução social.
Quando: 14 e 15 de fevereiro, 4 e 5 abril, 9 e 10 de maio

Uma verdade inconveniente – O filme idealizado por Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, revela como a emissão de poluentes e o mau uso dos recursos naturais tem influído no aquecimento global e sugere medidas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.
Quando: 28 de fevereiro, 1 de março, 16 e 17 de maio

Mais informações: (11) 2065-8100, site http://www.mz.usp.br/
USP Online

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.