Uberaba – 1ª Semana Cultural do Peixe

Será realizada de 8 a 13 de setembro a 1ª Semana Cultural do Peixe, que contará com apoio da Câmara Municipal de Uberaba. O projeto é uma ação integrante da Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Peixe, desenvolvida pelo Ministério da Aquicultura e Pesca.

Segundo o presidente da Câmara, Lourival dos Santos (PCdoB), o destaque do evento em Uberaba será o consumo do peixe Tilápia. “Tenho certeza de que este projeto, com o incentivo do ministério e com a participação dos aquicultores, será um sucesso. O peixe é um alimento saudável e temos que incentivar o seu consumo. Por outro lado, vamos estimular também sua comercialização, gerando emprego e renda para a cidade”, destaca Santos.

O presidente da Câmara informa que, durante a Semana, em dias específicos, os supermercados de Uberaba irão comercializar o peixe Tilápia. Lembra, ainda, que, no Brasil, a produção de Tilápia é uma das mais promissoras atividades potenciais da economia nacional.

Programação – O evento começará com a abertura do concurso de Gastronomia e com um almoço, por adesão, com o superintendente da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca Regional (Seap/MG), Wagner Benevides, e outras autoridades convidadas. No dia 9, das 9h às 18h, será promovida, no calçadão da rua Artur Machado, a Exposição de Peixes da Cemig/MG, conhecida como “Tenda do Conhecimento”. Também no mesmo local, no dia 10 de setembro, acontecerá a Corrida do Peixe por garçons da cidade. A corrida terá início às 15h.

No dia 11 de setembro, será a vez da Exposição de Peixes Ornamentais, também no calçadão, das 9h às 18h, e no sábado, dia 12, alunos do curso de Engenharia de Alimentos da Fazu e do curso de Nutrição da UFTM e da Uniube irão distribuir material de divulgação encaminhado pelo Seap/MG, contendo dicas de consumo, informações sobre como escolher o pescado de qualidade, os benefícios para a saúde, dicas de preparo, informações institucionais e curiosidades. Também no Mercado Municipal, os alunos ficarão próximos das bancas de peixe conversando com os consumidores. No domingo, dia 13, ocorrerá o encerramento da Semana Cultural do Peixe, na Feira da Abadia, às 11h.

Parceiros – O evento conta com parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Associação dos Supermercados de Uberaba (Assuper), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), Sindicato dos Empregados Hoteleiros e Similares de Uberaba, Aciu, Cemig, CDL, Uniube, UFTM, Fundação Cultura de Uberaba, Associação dos Piscicultores do Triângulo Mineiro, Associação de Pescadores Profissionais Aquicultura de Uberaba e Região, Associação dos Restaurantes de Uberaba e Indústria e Comércio de Pescados Ltda (Incope). (MGS)

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.