Tubarão Duende / Goblin Shark

tubarao-duendeO tubarão-duende (Mitsukurina owstoni) é uma espécie que habita nas águas profundas, raramente é visto com vida.

Atinge até 4 metros de comprimento. Vivem bem no fundo do mar, já foi encontrado a 1200 metros de profundidade, vive no oeste do oceano Pacífico e a oeste do Índico e a leste e oeste do oceano Atlântico.

Alimenta-se de lulas, camarões, polvos e outros moluscos que também habitam no fundo do mar. Característico por possuir um longo nariz em forma de faca incorporada por minúsculas células sensoriais e uma grande boca com dentes em forma de agulha. Os tubarões-duendes são um dos mais antigos tubarões existentes no mundo atual. Há registro desta espécie ao largo das costas das ilhas japonesas, Austrália e do sul africano.

O Tubarão Duende é chamado também de Goblin, é um animal muito raro de ser encontrado. Desde 1898 foram encontrados 36 tubarões da espécie goblin.

Um dos últimos registro foi na baía de Tóquio nadando em águas rasas. Não se sabe porque, mas já é a segunda espécie de tubarões muito raros que nadam em águas profundas encontrados no ano de 2007.

Espécie recentemente capturada será exposta no Museu de Santos

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Lamniformes
Família: Mitsukurinidae
Género: Mitsukurina
Espécie: M. owstoni
Nome binomial
Mitsukurina owstoni
( Jordan, 1898)

Origem: Wikipédia

Sobre o autor

Escreveu 2224 artigos neste site.

1 Comentário em “Tubarão Duende / Goblin Shark”

  • Luiz Honório Publicado em 29 março, 2009, 10:13

    Gostaria de saber se há algum registro do maior matrinxã pego em vara, pois fiz uma pescaria recentemente e fisguei um matrinxã de 7,5Kg. Tenho as fotos e o video.
    Obrigado.

Deixe um Comentário

Gravatar são pequenas imagens que mostram sua personalidade. Obtenha um gravatar gratuitamente!


2 − = um

Copyright © 2014 Guia da Pesca. Todos os direitos resevados.
Hospedado e Personalizado por Aquila Host