Tilápia: Substituindo Barbatanas de Tubarão na Sopa Afrodisíaca

Tilápia – Barbatanas de tubarão são consideradas por alguns afrodisíacas e um potente regenerador da virilidade masculina. Será que as nadadeiras de tilápia podem fazer o mesmo efeito?

Segundo notícias divulgadas recentemente especialistas de um grupo de cooperativas de produtores de tilápia de Taiwan desenvolveram um processo que pode fazer as nadadeira caudais de tilápia substituírem barbatanas dorsais e peitorais usadas em sopa de barbatanas de tubarões.

Sopa de barbatana de tubarão, aparentemente, tem pouco sabor e os consumidores são atraídos pela sua consistência de borracha que, após o processamento, as nadadeiras de tilápia podem imitar sem problema.

Nadadeiras de tilápia – assim como as de barbatanas de tubarão – são compostas principalmente de cartilagem, que é insípido, mas tem uma consistência aromatizada.

Nadadeiras desfiadas de tilápia se assemelham muito as barbatanas de tubarão, tanto na aparência como na textura.

As nadadeiras de tilápia podem ser vendidas em torno de US $ 120/kg, quatro vezes menos que o preço (US $ 480/kg ) de mercado das barbatanas de tubarão.

Files de barbatanas de tubarão são muito mais caros, contudo nadadeiras de tilápia podem ser utilizadas apenas em forma desfiadas, porque elas são significativamente menores do que suas contrapartes de tubarão.

Atualmente, a produção mensal de nadadeiras de tilápia em Taiwan não atende a demanda local, mas o volume deve dobrar, até triplicar, nos próximos anos para atender a crescente demanda de mercado agora que o processo de fabricação está completamente dominado.

Tilápia Quem Diria

Pode Ajudar a Combater a Pesca Predatória do Tubarão

Como sabemos, os tubarões estão ameaçados de extinção pois milhões são abatidos mundialmente a cada ano devido às demandas crescentes de barbatanas de tubarão, uma iguaria adorada pelos chinesa ricos (que não são poucos) e reservadas para ocasiões especiais.

Nutricionalmente, barbatanas de tubarão são consideradas por alguns afrodisíacas e regenerativas para o coração, mas os níveis elevados de mercúrio acumuladas pelos tubarões é uma grande preocupação atual.

Nadadeiras de tilápia, em contraste, cultivadas em ambientes controlados como nos sistemas AquaBioPonics não contêm ameaça de envenenamento por metais pesados e podem ter um suprimento garantido e estável e contribuirem para evitar a pesca desenfreada aos tubarões.

Sendo assim tilápia criadas em cativeiros, tanto em AquaBioPonics como em viveiros e tanques-rede podem agora produzir um produto de altíssimo valor agregado a atender a demando desta seleta e exigente classe gastronômica de consumidores classe a de barbatanas de tubarão.

 MyBeloJardim

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.