Tartaruga de Couro é salva por equipe do Tamar e pescadores

A tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), também conhecida como tartaruga gigante, pode chegar a pesar 800kg

Uma tartaruga de couro, a maior das cinco espécies que ocorrem no Brasil, foi encontrada enroscada em uma rede de pesca, na foz do Rio Doce, próxima a base de Comboios do Projeto Tamar, no Espírito Santo. Henrique Filgueiras, executor técnico da base de Comboios, conta como tudo aconteceu.

“Na sexta feira, dia 15/10, um pescador de fora informou ter observado uma tartaruga gigante presa em uma rede aqui na foz do Rio Doce. Joca, dois pescadores e eu, tentamos fazer o resgate na própria sexta, mas a condição do mar ruim e a falta de luz natural (já era 17h) não permitiram a operação.

No dia seguinte, pensando que o bicho já tinha morrido, saímos cedo (Helinho, Joca, um estagiário e eu) para tentar localizar a tartaruga. Felizmente, depois de algumas rodadas por redes e bóias, localizamos ela ainda viva! Estava muito enrolada nas cordas da rede, mas ainda conseguia respirar. Helinho e o estagiário cairam na água, e com ajuda dos pescadores (donos da rede que chegaram em seguida), conseguiram com sucesso liberar a tartaruga viva. No dia 6/10 essa mesma tartaruga já havia ficado presa em rede, mas foi liberada por pescadores”.

A tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), também conhecida como tartaruga gigante, pode chegar a pesar 800kg. A costa do Espírito Santo é o único local de desova desta espécie no Brasil. É a tartaruga que tem o menor número de fêmeas desovando, variando de 12 a 4 por ano.

Este acontecimento alerta para o ainda crescente número de redes, fruto da intensificação da pesca e diminuição do pescado, que exige cada vez mais redes para pescar menos peixes.

Projeto Tamar

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.