Tarpão

tarpao.jpg

Nome Popular
Tarpão, Camurupim, Pirapema, Pema/Tarpon

Nome Científico
Megalops atlanticus

Família
Megalopidae


Distribuição Geográfica
Regiões Norte e Nordeste, onde são mais abundantes. Também encontrado no Sudeste.

Descrição
Peixe de escamas grandes; corpo alongado e comprimido; boca grande e um pouco inclinada. A mandíbula inferior sobressai para fora e para cima, os dentes são pequenos e finos e a borda do opérculo é uma placa óssea. A coloração é prateada, sendo o dorso cinza azulado, variando de claro a quase preto; os flancos e o ventre são claros. Nas águas escuras, pode ficar dourado ou marrom. Alcança mais de 2m de comprimento total e 150kg. É considerado por muitos como o peixe mais esportivo do mundo.

Ecologia
Peixe pelágico. Vive nas águas quentes, tropicais e subtropicais do oceano Atlântico. É uma espécie costeira que também pode ser encontrada em alto mar, principalmente nos períodos de reprodução, quando migra em grandes cardumes. Entra nos estuários e na água doce. Possui respiração aérea; a bexiga natatória auxilia na respiração, permitindo que suporte água salobra e doce estagnada e sem oxigênio. Tais águas estão livres de predadores e oferecem refúgio para os jovens. Alimenta-se de sardinhas, anchovas, tainhas, entre outros.

Equipamentos
Equipamento médio/pesado; linhas entre 20 e 30 lb.; anzóis reforçados de nº 4/0 a 8/0. Recomenda-se o uso de empates de aço.

Iscas
Iscas naturais, como sardinhas e paratis, e uma grande variedade de iscas artificiais, como plugs de meia água, jigs, shads e colheres.

Dicas
Logo após ser fisgado, salta várias vezes fora da água, requerendo muita atenção do pescador para não deixar a linha bambear. Ao retirar o anzol, muito cuidado com a borda do opérculo que corta como uma navalha. As épocas de captura são entre novembro e março em mar aberto e no restante do ano em mangues

Recorde
130. Kg/ 286 lb 9 oz

Sobre o autor

Escreveu 2224 artigos neste site.

4 Comentários em “Tarpão”

  • almir tiago Publicado em 14 fevereiro, 2008, 10:05

    meu pai ja pegou 10 desse aqui em Igarassu-pe

  • alexander Publicado em 14 janeiro, 2009, 14:28

    já bateu um tarpão pro meu pai saiu carregando tudo,meu pai firmo mais nao deu mais tempo,pois deu cabilera ai ele so pulou na onda e arrebentou a linha 0,60 mais tenho sertesa que se não dese cabileira meu pai ia tira bricando

  • Tanesi Publicado em 14 janeiro, 2009, 23:30

    Boas Alexander

    Acho que um peixes desse quando escapa, da mais emoção e maiores recordações , do que quando tirado da agua. To aqui imaginando a batalha .

    Grato pela visita e pelo comentário

  • tobias pereira Publicado em 19 março, 2009, 17:33

    eu ja pequei um camurupim de kl60 foi muito trabalho par pota eli pra sima do barco eu sou mu pescadou de 15anos eu ja pequei muitos camurupin eu tenho muitas historias pra comta e so

Deixe um Comentário

Gravatar são pequenas imagens que mostram sua personalidade. Obtenha um gravatar gratuitamente!


cinco + = 6

Copyright © 2014 Guia da Pesca. Todos os direitos resevados.
Hospedado e Personalizado por Aquila Host