Taperoá vai receber alevinos e tanques-rede nesta quarta

A população da zona rural de Taperoá estará em festa, nesta quarta-feira, (25) com as entregas, que serão feitas pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, Roberto Muniz, de 40 tanques-rede e 80 mil alevinos das espécimes carpas e tambaquis. Os alevinos e os tanques-rede fazem parte do programa de repovoamento de aguadas públicas, desenvolvido pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, que este ano já está implantado em 57 municípios, beneficiando mais de 10 mil famílias de pequenos produtores rurais.

De acordo com o secretário Roberto Muniz, a distribuição em Taperoá faz parte da meta de mais de cinco milhões de alevinos a serem doados este ano, superando em mais de 20% a quantidade alcançada no ano passado, de pouco mais de quatro milhões. Já os 40 tanques-rede que serão entregues aos produtores rurais, conforme explica o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, se somam aos mais de mil já distribuídos em unidades demonstrativas, desde o final do ano passado até agora. Os tanques serão destinados para alevinagem (criação e engorda dos alevinos), e chegam a produzir, cada um, até mil quilos ao fim de cada período (despesca), que, em média, dura oito meses.

Somente este mês, a Seagri, através da Bahia Pesca, vai distribuir mais de um milhão de alevinos em 11 municípios. Já foram distribuídos, este mês, alevinos para agricultores familiares dos municípios de Utinga, São Domingos, Fátima, Jussari, Itanagra, Biritinga, Uauá e Jacaraci. Estão programadas distribuições em Livramento de Nossa Senhora e Camaçari.

57 famílias atendidas em Jacaraci

No último final de semana, no município de Jacaraci, situado a 719 quilômetros de Salvador, na região Sudoeste do Estado, a população da zona rural fez festa para receber 100 mil alevinos da espécie tambaqui. Os peixes foram levados da Estação de Piscicultura da Bahia Pesca, localizada em Camaçari (Barragem do Rio Joanes).

Além das 57 famílias previamente selecionadas que receberam, em média, mil alevinos cada, a comunidade que vive próximo à Barragem Caraíbas/Candeias, a 13 quilômetros da sede, foi beneficiada com mais de 40 mil alevinos colocados no local. O repovoamento da barragem e a distribuição dos alevinos para as famílias de pequenos agricultores vão permitir que no período entre seis a oito meses sejam capturados peixes com até um quilo, que poderão ser consumidos e comercializados na região.

Em toda a sua história, esta é a primeira vez que Jacaraci, um dos municípios mais pobres do estado, e com uma população de pouco mais de 14 mil habitantes, é beneficiado com o programa de repovoamento em aguadas públicas, feito pela Bahia Pesca. “A gente fica contente porque sabe que esta é uma atividade que vai dar resultado”, disseram os agricultores Antonio Pereira dos Santos Filho, 63 anos, e José Carlito Oliveira dos Santos, 49, que dividem uma aguada no povoado de Rio do Tauá, a seis quilômetros da sede.
Fonte: Bahia Pesca

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.