Setor pesqueiro capixaba se organiza para enfrentar novos desafios do futuro

O estado do Espírito Santo começa a dar importantes passos para a organização do setor da pesca e aquicultura. Atualmente conta com diversos projetos voltados para a consolidação da aquicultura e pesca no estado e estão previstas criações de fóruns e também de organizações de federações. No dia 25 de maio foi criado o Fórum Capixaba para o Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (FOCAP), no Instituto Federal Espírito Santo (IFES), Campus Piúma.

O Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura do Espírito Santo, Cledson de Sousa Felippe, foi eleito coordenador adjunto do FOCAP. “Esta instância coletiva formada é de enorme relevância para a busca da sinergia das políticas públicas, pois a integração é pressuposto do desenvolvimento é fundamental para a eficiência e eficácia dos investimentos realizados no setor pelos diferentes atores sociais e institucionais”, relata Felippe.

Segundo o engenheiro de pesca e Diretor Geral do IFES de Piúma, César Ademar Hermes, eleito como coordenador do FOCAP, cerca de 30 entidades entre representantes do poder público, setor pesqueiro e da sociedade civil participaram do grupo que formou o fórum. “A cada seis meses a plenária irá se reunir para se discutir assuntos ligados a pesca e propor melhorias para o setor. Esse é um trabalho conjunto e irá reunir esforços de todas entidades participantes”, explica César Ademar.

Outro fórum que está sendo criado no estado é o de Secretários Municipais de Pesca e Aquicultura do Estado do Espírito Santo (FOSEMPA-ES). A Secretária de Pesca e Aquicultura do município de Presidente Kennedy, Rossana Costalonga, foi eleita presidente do fórum e pretende discutir com os demais municípios políticas e melhorias para o setor da pesca.

MPA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.