Seminário debate carcinicultura

Aconteceu ontem (23), no Hotel Fazenda Recanto, o 1º Seminário sobre Carcinicultura de Salinas da Margarida. O evento discutiu a criação de camarões em viveiros.

Carcinicultura é uma atividade que se destaca na maricultura brasileira. O termo é empregado genericamente para referir-se ao cultivo de crustáceos, sejam camarões, lagostas, caranguejos ou crustáceos microscópicos, entretanto, seu uso é mais comumente associado ao cultivo de camarões.

Na oportunidade, o superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia, Marcelino Galo, apresentou as novas ações do Ministério, recém-criado.

Ministério da Pesca e Aquicultura – No dia 30 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solenidade de lançamento do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável (Mais Pesca e Aquicultura) assinou a medida provisória transformando a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca em ministério, tendo à frente da pasta o secretário Altemir Gregolin, que já tinha status de ministro.

A criação do Ministério da Aqüicultura e Pesca garante ainda mais autonomia para as ações anunciadas por meio do Programa Mais Pesca e Aqüicultura – Plano de Desenvolvimento Sustentável. Serão investidos no programa R$ 1,7 bilhão até 2011, com previsão também de linhas de crédito de cerca de R$ 1 bilhão. A meta é ampliar a produção pesqueira do país de 1 milhão para 1 milhão e 430 mil toneladas.

Investimentos em infra-estrutura de produção, transporte e comercialização, além de capacitação e assistência técnica para os pescadores estão previstos nas ações do novo ministério.

No Brasil, mais de 700.000 brasileiros vivem da pesca. A Bahia, estado brasileiro de maior litoral, conta com cerca de 88 mil pescadores e marisqueiras cadastrados no Registro Geral da Pesca – RGP e mais de 200 entidades representativas, entre colônias, associações e cooperativas.

Fonte por e-mail :
Keila Ramos Pereira
Ministério da Pesca e Aquicultura
Superintendência Federal da Bahia
Assessoria de Comunicação

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.