Sema alerta população para não consumir o peixe Botoado / Abotoado do Rio Cuiabá


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Defesa Civil, alerta a população para que não consuma o peixe da espécie Oxydoras sp. (abotoado ou botoado), do Rio Cuiabá. O alerta é feito diante da constatação da mortandade da referida espécie após fiscalização feita nos municípios de Rosário Oeste, Barão de Melgaço, Cuiabá, Várzea Grande e Acorizal.

A Sema informa ainda que a Coordenadoria da Fauna e Recursos Pesqueiros, da Superintendência de Biodiversidade, já fez a coleta da água e do peixe em 12 pontos. O material foi encaminhado para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) onde está sendo analisado para detectar a causa da mortandade. Entretanto, até o momento ainda não há o resultado desta análise e diante disso é feito o alerta para que o peixe não seja consumido até a apuração da causa.


O Peixe

O Botoado é um peixe com aparência pré-histórica e pode ser encontrado na média com tamanhos que variam entre 30 e 60 cm, peso entre 0,30 e 1,0kg, e não apresenta muito interesse para a pesca esportiva ou para a culinária. Sua coloração é de um amarelo barrento, lembrando os mandis-amarelos ou os jovens jaús. Os escudos dos flancos protegendo a linha lateral são uma característica marcante. Seus ferrões laterais talvez sejam os mais fortes (proporcionalmente ao tamanho do peixe) dos bagres conhecidos.

Encontrado em bacias importantes como a do Prata, Paraguai e Amazônica, é possível pescá-lo o ano inteiro. Tem preferência pelas águas mais barrentas, onde se adapta ao meio ambiente com muita facilidade. Come pedaços de peixe, mas o Minhocuçu é imbatível.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

um comentário

  1. www.mtcidades.com.br

    è realmente tem aparencia bem pré-histórica o botoado.
    O que esta realmente acontecendo com esta espécie? por que não se pode Comer?
    Dizem que se tirar os filés laterais, a carne é bem saborosa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.