Segurança na pesca – Fogo a bordo

fogo-a-bordo1Tempos atrás fizemos uma pescaria no Canal de Santos, onde tivemos um pequeno acidente com uma explosão no barco seguido de um pequeno incêndio ( o relato da pescaria ou do acidente Pescaria de robalo dia 08/09/07 – Casqueiro / Santos ), sempre pensei em quantos acidentes acontecem em um barco, depois de uma pesquisa, relato a seguir.

Pesquisas realizadas pela Divisão de Barcos a motor e de Segurança Aquática dos Estados Unidos, as maiores perdas de barcos naquele pais, são devidos a incêndios a bordo.

Vapores de gasolina acumulados em compartimentos e áreas baixas são a causa principal de explosões e incêndios nos barco. O referido vapor e mais pesado que o ar, concentrando-se em espaços do barco onde não haja escape. Se não se introduzir ar fresco nesses espaços, qualquer fagulha ou chama pode ocasionar uma explosão.( foi nosso caso, vapor acumulado abaixo da plataforma e uma fagulha acidental dos cabos da bateria –BUMMMMM)

A maioria dos incêndios e explosões em barcos ocorrem durante ou após o abastecimento. Então e sempre bom seguir algumas normas quando estiver abastecendo o barco.:

1 – Procure sempre abastecer o barco sob boas condições de iluminação. E facil derrubar combustível quando não se enxergam as operações de abastecimento;

2 – Desligue todo o equipamento elétrico do barco, evite fumar durante a operação;

3 – Barcos com cabine, feche todas as portas e escotilhas através das quais os vapores possam entrar acumulando-se em áreas sem ventilação;

4 – Tanques metálicos, ter a certeza deque o bico da mangueira de combustível esteja sempre em contato com o tanque , prevenindo uma fagulha estática;

5 – Se seu motor é equipado com tanque separado procure enche-lo longe do barco;

6 – Nunca encha o tanque até a boca. Deixe algum espaço, para a expansão do combustível. Aperte bem a tampa e limpe os restos de combustível que tenham caído fora do tanque;

7 – Areje o barco, depois de abastecido. Faça o teste do nariz, procure sentir qualquer odor de combustível, antes de funcionar o motor.

Tenham sempre a bordo um extintor de incêndio, aprovado pelas autoridades competentes e sua localização deve ser de fácil localização, para que qualquer pessoa tenha acesso ao aparelho.

É sempre bom tomar alguns cuidados.

Certo Rogério Stick e Tiozinho? .

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.