Secretaria do Meio Ambiente dá início à implantação da fazenda marinha de Búzios

Pescadores conhecerão fazendas marinhas em Santa Catarina

A secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios começou nesta segunda-feira (06) a colocação das poitas na Praia de José Gonçalves, para a criação da fazenda marinha. O trabalho faz parte do Programa de Maricultura desenvolvido desde o início de 2009 pela Prefeitura de Búzios, com pescadores da cidade. Neste projeto a prefeitura está custeando a tecnologia necessária para a implantação.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad informou que a secretaria vem desenvolvendo o trabalho de incentivo à implantação de fazendas marinhas com as Associações de Pescadores de José Gonçalves, da Rasa e de Tucuns. O programa conta com a parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), como explica a secretária:

– Estamos inseridos no Programa de Gestão Estratégica para Resultados (do Sebrae) com as Associações de Pescadores de José Gonçalves e da Rasa. Recentemente fizemos um curso de capacitação e agora estamos implantando a fazenda marinha em José Gonçalves, numa área de 1 hectare – disse Adriana.

Esta semana o município de Búzios participa da caravana do Sebrae que visitará o laboratório de produção de sementes de ostras e diversas fazendas marinhas, em Santa Catarina, no Sul do Brasil. A equipe de Búzios será composta de dois pescadores, do assessor de maricultura da secretaria do Meio Ambiente e Pesca, Nilton César e da secretária Adriana Saad. Toda despesa será paga com recursos do Sebrae.

Está programada para o início da semana que vem a colocação da long-line com as sementes de mexilhão e ostras na Praia de José Gonçalves. O sistema de criação do tipo “long-line,” consiste na engorda destas espécies em cordas ou lanternas fixadas a cabos, com flutuadores, onde se desenvolvem até alcançar o tamanho comercial. A expectativa é de que em um período de 6 a 8 meses seja produzida meia tonelada dos moluscos.

Portal de Notícias Oficial da Prefeitura de Búzios

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.