Secretaria de pesca e agricultura realiza fiscalização dos manguezais de Paraty

Os manguezais são berçários naturais de varias espécies como peixes, aves, mamíferos, moluscos, crustáceos dentre outros

A Secretaria de Pesca e Agricultura de Paraty realiza fiscalizações nos manguezais existentes na cidade. No mês de Agosto, foram feitas duas apreensões nos mangues dos bairros Várzea da Maria Caetana e Várzea do Corumbê onde foram apreendidos e soltos mais de 4.000 caranguejos e 1.000 guaiamus.

Uma ação em conjunta da Secretaria com a guarda Municipal identificou os acampamentos ilegais através de denúncias feitas pela população.Os acampamentos foram desmontados e os infratores autuados com base na legislação ambiental.

O secretário de pesca e agriculta Cesar Romero disse que as fiscalizações são feitas em dias alternados, duas vezes por semana. Os manguezais são berçários naturais de varias espécies como peixes, aves, mamíferos, moluscos, crustáceos dentre outros.

As espécies de crustáceos tais como os caranguejos (ucides cordatus) e o guaiamu (cardisoma guanhumi) encontram-se listadas na instrução normativa nº 5, de 21 de maio de 2004 do ministério do meio ambiente como espécies sobre exploradas, ou seja, sua extração em uma ou todas as faixas de idade é maior que sua capacidade de recuperação podendo gerar problemas futuros dentre eles a extinção. As denuncias podem ser realizadas através do telefone da secretaria de pesca 33712599.

http://www.diariodovale.com.br

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.