Seap Bahia participa do I Seminário Internacional de Biologia e Manejo de Molusco

Com o objetivo de compartilhar metodologias e resultados preliminares de projetos existentes de pesquisa, avaliação de estoques, manejo da atividade extrativista e cultivo de moluscos de areia, aconteceu durante os dias 17 a 20 de março o I Seminário Internacional de Biologia e Manejo de Molusco, em Recife – Pe.

Entre os pontos discutidos, destaque para a apresentação do Projeto Gente de Maré, (desenvolvido nos Estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba), uma parceria entre a Ong Canadense World Fisheries Trust e a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca.

Gente de Maré é um projeto que tem como fundamento a transferência de conhecimento para a promoção de equidade, através do desenvolvimento da maricultura em comunidades tradicionais.

A Bahia esteve representada pelo Superintendente da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Bahia, Marcelino Galo, técnicos da Seap/Ba, Ufba e Bahia Pesca, parceiros do projeto, além de pescadores e marisqueiras da região de Taperoá.

Os trabalhos foram iniciados com uma dinâmica de grupo objetivando discutir a equidade de gêneros. “A promoção da igualdade passa pela promoção econômica dessa atividade, para dar visibilidade à mulher é preciso trabalhar a questão da promoção econômica e, a partir daí, uma nova realidade poderá ser alcançada”, comentou Marcelino.

As coisas melhoraram para nossa comunidade depois que o projeto chegou a Taperoá, pois os técnicos ensinam a gente cultivar melhor a ostra”, afirma Isabel conceição do Rosário, marisqueira, referindo-se ao projeto Marsol, desenvolvido pelo corpo técnico da Universidade Federal da Bahia , que desenvolve a maricultura solidária.

O I Seminário Internacional de Biologia e Manejo de Molusco aconteceu até sexta-feira (20) e ainda discutiu temas como Biologia e Manejo, além de Gestão e Ordenamento para o manejo sustentável.

Keila Ramos
Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca
Escritório no Estado da Bahia
Assessoria de Comunicação
www.presidencia.gov.br/seap

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.