Proteja o Mero

mero.jpg

Campanha de Proteção ao Mero

 

A espécie

O Mero (Epinephelus itajara) é uma das maiores espécies de peixes e a que corre o mais sério risco de extinção. Pertence à família dos Serranídeos, que é representada também pelas garoupas, chernes e badejos. O Mero pode alcançar até 2,7 metros de comprimento e pesar mais de 400kg.

É um peixe solitário e territorialista, habita regiões recifais, ilhas rochosas, lajes, estuários e manguezais, mas também pode ser encontrado em naufrágios, estruturas submersas e plataformas de petróleo. Carnívoro, alimenta-se preferencialmente de lagostas, caranguejos e peixes. Seu período de acasalamento e reprodução acontece geralmente em áreas estuarinas no final da primavera e início do verão. Os filhotes possuem um crescimento lento e só atingem a primeira maturação com 6 anos em média.

O Mero ocorre nas águas costeiras e tropicais dos oceanos Pacífico e Atlântico. No Brasil sua incidência é menor Região Sul.


Proibido pescar Meros

O Mero é o primeiro peixe marinho que ocorre no Brasil a ser protegido em regulamentação específica. A espécie está protegida da pesca, captura, transporte, comercialização, beneficiamento e industrialização até setembro de 2007, através da Portaria IBAMA Nº 121 de 20 de setembro de 2002, editada à partir da solicitação da Fundação SOS Mata Atlântica – Base Urbana de Iguape, pelo processo 02027.009595/01-87.

Penalidades aos Infratores

Aos infratores serão aplicadas as penalidades e sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais, regulamentada pelo Decreto n° 3.179 de 21/09/1999, com penas que variam de 1 a 3 anos de detenção e/ou multa de R$ 700,00 a R$ 1000.000,00.

Protegendo os Meros

Você pode ajudar a proteger o Mero. Denuncie a pesca ilegal. Assim você estará ajudando na recuperação populacional da espécie, na manutenção do equilíbrio ecológico dos ecossistemas costeiros e marinhos e na conservação da biodiversidade brasileira.

Denúncias

IBAMA – Linha Verde – 0800-618080 – linhaverde.sede@ibama.gov.br>

Policia Ambiental – 0800-132060

Fundação SOS Mata Atlântica (11) 3887-1195 – jurídico@sosmataatlantica.org.br

Iguape – (13) 6847-2379 – sosmata@matrix.com.br

 

 

selo_projeto_mero.jpg

Projeto Meros do Brasil

 

projeto_meros.jpg

Fonte = IBAMA – PNDPA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.