Projeto Caiçara será lançado nesta quarta-feira em Pontal do Sul

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, lança nesta quarta-feira (10), às 14 horas, no Parque do Perequê – balneário de Pontal do Sul, o Projeto Caiçara que prevê a valorização da cultura e das tradições locais, bem como ações direcionadas à preservação do meio ambiente no município de Pontal do Paraná.

O projeto
– idealizado pela coordenadoria de Educação Ambiental da SEMA e desenvolvido pela Organização Não-Governamental Mar Brasil, com apoio do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná – prevê cinco atividades diferenciadas e abertas ao público.

São elas: exposição de animais marinhos encontrados na costa litorânea; trilhas monitoradas pelo mangue e restinga, incluindo palestras; oficinas de ciências – para observação de aves, identificação de tartarugas, identificação de golfinhos, manguezal, histórias de pescador e arte com sucata. Todas as oficinas são de três horas e serão ministradas por pesquisadores do CEM, pescadores e artesãos locais.

O projeto inclui ainda o lançamento de uma Série Ambiental, com seis cadernos, voltado a crianças de nove a 12 anos. As publicações tratam dos ecossistemas do Litoral e as histórias contadas por animais/personagens que vivem nestes locais. A história da baía, por exemplo, é contada pelo boto cinza; o mangue, pelo caranguejo Uçá, sobre a praia quem fala é o caranguejo marinha farinha; a Coruja Buraqueira conta a história da restinga; o papagaio da cara roxa fala sobre a mata atlântica e sobre as ilhas o peixe Mero.

Outra ação do Projeto Caiçara em Pontal do Sul que promete mexer com a população é a compostagem de resíduos orgânicos. Serão implantados pontos de coleta (bombas próprias para disposição de lixo orgânico), em locais onde há grande concentração de pessoas. O projeto fará o monitoramento permanente das bombas e depois irá disponibilizar húmus para hortas e jardins produzido com os resíduos orgânicos.

OUTROS LOCAIS – Os municípios de Matinhos e Guaratuba também participam do Projeto Caiçara. Em Guaratuba, a ação é chefiada pelo Instituto Guajú com o Barco Escola e em Matinhos, foi montada a “Tenda da Consciência”, onde são promovidas ações de educação ambiental, aliando arte, turismo e história local. O intuito é divulgar as comunidades tradicionais nos municípios litorâneos e a preservação do meio ambiente.

O ‘Projeto Caiçara’ busca a valorização dos costumes locais, visa resgatar a identidade do povo caiçara, promove a inserção da comunidade no seu ambiente, além de trazer novas opções de lazer para a população”, declarou o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues.

Serviço: Lançamento Projeto Caiçara.
Data: 10 (Quarta-feira).
Horário: 14horas.
Local: Parque do Perequê- Avenida Mira-Mar ao lado do CEM. (balneário de Pontal do Sul).

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.