Profrota Pesqueira beneficia pescadores baianos

ProfrotaDuas cooperativas da Bahia serão beneficiadas pelo Profrota Pesqueira, um programa de desenvolvimento da frota nacional oceânica, disponibilizando crédito para construção, aquisição, substituição e modernização de embarcações.

Um encontro de articulação institucional e mobilização de recursos aconteceu na última quinta-feira (20) em Valença e contou com a presença do Superintendente Federal da Pesca e Aqüicultura no Estado da Bahia, Marcelino Galo, além da presença do representante da coordenação geral de apoio e incentivo ao crédito do MPA, Marcelo Burguez, do diretor do IFBA de Valença, Humberto Ramos e representantes do Banco do Nordeste e das cooperativas habilitadas.

Os barcos, que possuem 21 metros de comprimento, estão sendo construídos pelo estaleiro Fiper e serão utilizados para pesca em alto mar, pois possuem Profrotaalta capacidade de produção a baixo consumo.

As cooperativas passarão por um processo de capacitação durante um ano, visando qualificar a mão de obra e dar sustentabilidade ao empreendimento pesqueiro, além do processo de incubação, que terá duração de cinco anos, e tem como objetivo dar assessoria aos empreendimentos em forma de consultoria.

Essa é mais uma ação de investimento da atividade pesqueira na Bahia e grande oportunidade para quem vive de pesca e quer expandir seu negócio” . Avalia Galo.

A capacitação será dividida em cinco módulos, entre obrigatórios e optativos, com aulas práticas e teóricas de cooperativismo, tecnologia do pescado, espinhel pelágico, manutenção eletromecânica e gestão de empreendimento.

Keila Ramos
Ministério da Pesca e Aquicultura
Escritório no Estado da Bahia
Assessoria de Comunicação
www.presidencia.gov.br/seap

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.