Planta da Amazônia é arma poderosa contra poluição

BRASÍLIA – Aguapé não é praga. Além de ser muito útil em lagos de jardins, essa planta pode ser usada por pequenos agricultores como fonte de energia, combustível e fertilizante. Sobram estudos e falta determinação, constata-se na análise do trabalho persistente feito na internet pelo fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura e bacharel em química, Missao Tanizaki, de Brasília.

AguapeOriginária do Brasil, a Eichornia crassipes – seu nome científico – foi introduzida em vários países por causa de suas bonitas flores. Prolifera muito: em ambientes propícios pode aumentar a biomassa na taxa de 5% ao dia. Tem um poder de germinação enorme. Se for retirada completamente de um lago, para que as suas sementes germinem basta a presença de luz atravessando a lâmina d’água até o fundo.

É também conhecida por baronesa, camalote, aguapé-de-flor-roxa, dama-do-lago, jacinto-d’água, murerê, mureru, muriru, murumuru, mururé-de-canudo, orelha-de-veado, orquídea-d’água, parecí, pavoã e rainha-dos-lagos.

Um dos maiores defensores dessa planta encontrada do sul do País à Amazônia, Tanizaki disse esta semana à Agência Amazônia que municípios Missao Tanizakibrasileiros e sul-americanos com a presença de aguapé deveriam mobilizar especialistas na busca da sua melhor destinação. “Alguns já fazem isso, mas a limpeza de algumas áreas alagadas deve ser um componente social, uma tarefa de todos”, ele observou. O fiscal lembrou que no Lago Paranoá, em Brasília já se fez um trabalho para a preservação da qualidade das águas.

No entendimento de Tanizaki, não se pode mais esperar para mudar a situação. Citando a Declaração de Bangkoc, ele lembra que a política e as regulamentações referentes à aqüicultura devem promover explorações técnicas “economicamente viáveis, ambientalmente responsáveis e socialmente aceitáveis”. Assim, por exemplo, os sistemas de tratamento de efluentes compostos por plantas aquáticas podem ser uma alternativa viável para os aqüicultores.

Segundo ele, há vantagens do baixo custo de instalação e manutenção e a eficiência já comprovada no tratamento de efluentes urbanos. Outro aspecto relevante é que o excesso de biomassa vegetal produzido pode ser utilizado como fertilizante da água dos viveiros e tanques de piscicultura, proporcionando o aumento de organismos que participam da cadeia alimentar dos peixes, ou mesmo como fonte alternativa de proteína.

A maioria dos municípios precisa aprender a trabalhar com a biomassa do aguapé. Muitos estão até pecando, porque utilizam produtos químicos tóxicos para erradicar a planta e, assim, contaminam as águas“, adverte o técnico.

O aguapé vem sendo, equivocadamente, considerado uma praga por prefeitos e autoridades brasileiras e de outros países”, prossegue. “Ao contrário, eles deveriam valorizar esse fantástico recurso que Deus e a natureza nos deixam de presente para promover o desenvolvimento social e econômico do Brasil. É o nosso melhor despoluidor de águas“.

Tanizaki acredita que um manejo e destinação correta tornariam o aguapé “um santo remédio para a humanidade” na solução dos seus principais problemas. Conforme explicou, esse “santo remédio” resolve ou ameniza sensivelmente as mudanças climáticas, podendo se tornar no principal substituto do petróleo e garantir água de qualidade para o abastecimento das populações.

Pequenas barragens

Tanizaki se vê envolvido num trabalho que busca conscientizar melhor as autoridades a respeito da importância dessa planta. Desta maneira, ele entende que poderá iniciar um novo trabalho visando à construção de pequenas barragens para a produção de aguapé.

“Serão milhares, em grande escala mesmo. Indiscutivelmente isso contribuirá para que a agropecuária nacional se consolide e proporcione milhões de empregos dignos no Brasil”, prevê. Entusiasta do assunto, ele também acredita numa próxima frente com mais trabalhos, “cada qual com o seu valor e seu êxito”. Aposta numa perfeita somatória de esforços, “até para derrotar a criminalidade”.

Filtro seguro e refúgio de alevinos

BRASÍLIA – Estudos da USP e da Unesp mostram a importância do aguapé em lagos de jardim, onde servem para a desova dos peixes de água fria (kinguios e carpas) e de refúgio para os alevinos. A planta evita a luz direta do sol sobre a lâmina, impedindo que a água fique extremamente esverdeada, já que absorve a luz na superfície.

Por meio de suas raízes, absorve também os nitratos e fosfatos sempre presentes em águas eutrofizadas, competindo diretamente com as algas pela absorção destes nutrientes. Possui propriedades filtrantes. Erga um aguapé e note a grande quantidade de detritos em suspensão que ele literalmente “segura” em suas raízes. Absorve metais pesados presentes na água, principalmente ferro, cálcio, manganês e magnésio.

Na aqüicultura intensiva, as rações empregadas apresentam elevados teores de nutrientes e apenas uma fração do alimento disponível é digerida pelos organismos. Esse alimento não consumido é convertido em sólidos orgânicos em suspensão, dióxido de carbono, amônia, fosfato e em outros compostos, que associados às excretas e às fezes, proporcionam um considerável aporte de matéria orgânica e inorgânica aos ecossistemas aquáticos.

Apesar do efluente de aqüicultura apresentar grande volume com baixos teores de nutrientes, quando comparado com os efluentes de origem doméstica, o seu lançamento direto e contínuo nos ambientes límnicos pode resultar em uma bioacumulação crônica e eutrofização, com conseqüências ecológicas negativas sobre o ambiente aquático. Para minimizar tais impactos existe a necessidade do tratamento dos efluentes produzidos por essas atividades, visando atender às exigências das novas legislações, às pressões de órgãos ambientais e da própria sociedade.

Outro uso notável do aguapé consiste na fabricação de tijolos do tipo adobe, amplamente utilizados em construção civil. Apesar de ser um dos mais antigos materiais manufaturados, esse modelo ainda se mostra atual e perfeitamente viável como material de construção totalmente ecológico.

A utilização do aguapé pode ser inserida em programas de manejo integrado de lagos eutrofizados ou em vias de eutrofização, como alternativa de retirada e encapsulamento de nutrientes e metais indesejados em um ecossistema e alternativa para a construção de habitações de interesse social (com baixo custo), cujo déficit é preocupante no Brasil.

Saiba mais sobre a planta

-Constituintes químicos: minerais da planta (1% do peso verde da planta): 28,7% de potássio, 21% de cloro, 12% de cal, 7% de anidrido fosfórico, 1,8% de soda, 1,28% de nitrogênio e 0,59% de magnésio.

-Pela sua grande capacidade de absorção de nutrientes, pode ser usada na despoluição de esgotos. Suas folhas são rígidas e brilhantes, com cutícula espessa e repelente à água e ficam reunidas em rosetas.

-Estima-se que o Canal do Panamá ficaria totalmente obstruído em apenas três anos, se não fossem tomadas medidas relativas ao controle do aguapé.

-Não tolera salinidade e suas folhas também são sensíveis às geadas. Na Índia, invade plantações de arroz, impedindo o seu crescimento. Na África, escapou para o Rio Congo e chegou ao Nilo. Em algumas partes do Sudão reproduziu-se tanto que impediu a navegação. Nos EUA tentaram erradicá-la por meio do uso de arsênico, o que causou a mortandade de diversos animais domésticos, devido ao envenenamento da cadeia alimentar.

-A base das folhas geralmente parece uma pequena bóia. As rosetas multiplicam-se por meio de estolões. Suas raízes são numerosas, com coifas bem desenvolvidas. Flores belíssimas apresentam o fenômeno tristilia, bastante raro em plantas. Neste fenômeno verificam-se basicamente três tipos de plantas, cada uma com um tipo de flor. Estas flores têm seus estames e estiletes em três alturas diferentes. Quando as abelhas visitam estas flores, tocam em partes diferentes da planta, ora sujando-se de pólen ou conduzindo esse pólen para outra planta e recebendo outro. Dá-se a polinização cruzada.

MONTEZUMA CRUZ
montezuma@agenciaamazonia.com.br

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

4 Comentários

  1. A SANTA MENTIRA ! ! ! ! ! !

    Abaixo segue o que encaminhei a Minha Filha.

    Um PRESENTE à todas as MÃES deste PLANETA: PREVENÇÃO

    Prezada Filha Therume & Interessados pelo AGUAPÉ,

    O Meu Neto “DUDU” precisa de Uma Alimentação SUTENTÁVEL, caso contrário, mais a diante, certamente surgirá as CONSEQUÊNCIAS DANOSAS.

    VOCÊ pode introduzir a BABOSA, entre outros Vegetais SAÚDÁVEIS (ORGÂNICOS) na DIETA DELE ou de qualquer outra CRIANÇA & “CABEÇAs DURAs”, seguindo os PASSOS de Muitas MÃEs que JÁ fazem USO dessa METODOLOGIA: basta PICAR ou MOER BEM os ALIMENTOS, como a BABOSA, ALHO, CEBOLA, entre Outros Vegetais, adicionando–os de Forma Adequada no Preparo dos ALIMENTOS – SEM DIZER a VERDADE aos “CABEÇAs DURAs” até se HABTUAREM com a Sua SANTA MENTIRA.

    Com o tempo deve Mostrar a VERDADE sobre a SANTA MENTIRA ! ! ! ! ! !

    OBSERVAÇÃO: percebi que Muitos Site / Outros Recursos Semelhantes disponibilizam aos Internautas os Espaços à COMENTÁRIOS, mas atuam na Contra–Mão da ÉTICA, causando DIFICULDADES ao Acesso aos referidos COMENTÁRIOS – evite postar os Seus COMENTÁRIOS nessas CONDIÇÕES, certo que contibuirá para MELHORAR a Postura de Muitos, onde incluo a ÁREA PÚBLICA.

    NOTA Filosófica 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – Dê Um Passo em sua Filosofia de VIDA, apresentando–nos as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.).

    NOTA Filosófica 02: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZES no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missaotanizaki@yahoo.com.br (PRINCIPAL)
    missao.tanizaki@yahoo.com.br (Alternativa NÃO–USUAL)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

  2. Quais são os ABSURDOS a serem COMBATIDOS ? ? ? ? ?

    Prezado Colegas Interessados pelo AGUAPÉ,

    Alguns anos atrás EU, Missao Tanizaki, afirmei que o BIODIESEL de MAMONA era Um TIRO no PÉ – NÃO demorou e então se noticiou: Governo Enterra de Vez BIODIESEL feito só com MAMONA.

    Com o AGUAPÉ a VERDADE, também, começa a AFLORAR, mas de Forma POSITIVA – demorou muito mais do que EU podia imaginar, mas como sou PERSISTENTE, hoje posso afirmar que o Grande AMIGO, Jornalista MONTEZUMA é um dos Grandes RESPONSÁVEIS pelo FUTURO BRILHANTE do AGUAPÉ. Para confirmar o exposto, basta realizar uma Busca utilizando– se a Palavra Chave: “Aguapé””Missao Tanizaki” e verificar como cresceu o interesse na Divulgação do TRABALHO do Nosso Amigo.

    TUDO neste BRASIL / MUNDO pode MELHORAR, inclusive o Seu Ganha PÃO ! ! ! ! ! !

    Para que isso ocorra EU, Missao Tanizaki, recomendo:

    1) Investir CORRETAMENTE: PRINCIPALMENTE no seu Próprio Desenvolvimento PESSOAL, certo que as outras NECESSIDADES, também serão CONTEMPLADAS & RESOLVIDAS, mas ocorrerão como CONSEQUÊNCIA por mais ESTRANHO que PAREÇA aos nossos Cidadãos Brasileiros.

    2) Atuar para Neutralizar os NÃO–ÉTICOS, visando evitar que SEUS Trabalhos /Esforços sejam jogados nos RALOS da VIDA.

    3) Lutar / Trabalhar, com BASE na Soma de Esforços, visando Construção de RESULTADO de QUALIDADE, certo que de Outras Formas não evitará que TUDO continue indo para os RALOS da VIDA.

    OBSERVAÇÃO: NÃO é SUFICIENTE, apenas nos apontar outros ABSURDOS a serem COMBATIDOS ! ! ! ! ! !

    NOTA 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

    NOTA 02: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

    NOTA 03: a Equipe BR do A G U A P É já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE – Equipe BR do A G U A P É, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo A G U A P É.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  3. AGUAPÉ será SUCESSO MUNDIAL ! ! ! ! ! !

    Prezado Cidadão Brasileiro,

    A Equipe BR do AGUAPÉ está ciente que o AGUAPÉ pode ser tornar SUCESSO MUNDIAL em CURTO ESPAÇO de TEMPO por vários motivos que consideramos críticos.

    1) Não necessitará realizar PESQUISAS de Médio & Longo PRAZO, como ocorre com as ALGAS, ETANOL de 2ª Geração, entre outros, onde há CUSTOS ELEVADÍSSIMOS.

    2) Trata-se do RECURSO NATURAL ÚNICO:

    a) Tem tudo para se tornar no mais Importante Gerador de Empregos & Salários Dignos para Muitos Milhões de Cidadãos Brasileiros.

    b) Consideramos que é MAIS que um FANTÁTICO DESPOLUIDOR das ÁGUAS.

    c) Tem tudo para se tornar a BIOMASSA ou MATÉRIA PRIMA do FUTURO para a Química VERDE.

    d) Pode ser facilmente utilizada para Produção de Farelo, um Ingrediente para Formulação de Rações, como, também, para Produção de Adubo ORGÂNICO (BioFertilizantes) & Biogás.

    e) Tem POTENCIALIDADE para efetivar a substituição total da Produção Mundial de PETRÓLEO & DERIVADOS.

    f) Numa Nova Etapa, prevemos que será em breve, e que haverá necessidades da realização de simples Adaptações Tecnológicas – onde abrirá a Mais Importante PORTA / OPORTUNIDADE para os Pesquisadores ÉTICOS que não conseguem seus ESPAÇOS nos Principais Centros de Pesquisas do BRASIL.

    g) entre outros, por últimos: é o ÚNICO que naturalmente pode ser Bem Sucedido com a Participação Efetiva dos mais POBRES – não se trata de Bolsa Família ou similar, pois estamos certos que nem POBRE gosta de ESMOLAS (NÃO se trata de uma UTOPIA).

    3) Não requer ADUBAÇÃO & Trato Cultural ou seja: não requer os vários equipamentos / máquinas utilizados na Produção Agrícola Convencional – requer apenas realizar Colheitas Programadas e uma Simples Unidade de Recepção das Colheitas, bem como os recursos necessários para transferir / transportar as referidas Colheitas, através de um Veículo Basculante, até uma Unidade de Industrialização do AGUAPÉ ou outros fins.

    4) O AGUAPÉ pode contribuir para Promover Rápidos AVANÇOS na Agropecuária ORGÂNICA, tornando o BRASIL IMBATÍVEL no Mercado Internacional – esse recado já foi dado a toda Categoria dos FFA’s.

    5) O AGUAPÉ é uma Importante Solução para as Barragens / Hidrelétricas quanto a Emissão de GEE & Sub-Utilização da sua Potencialidade.

    Com o exposto acima a Equipe BR do AGUAPÉ afirma com convicção que é a SOLUÇÃO para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUTENTÁVEL, bastando que os POLÍTICOS passem a Empenhar Esforços para que se inicie o FOMENTO da Produção & Industrialização do AGUAPÉ neste BRASIL, certo que contribuirão para acelerar os processos.

    Tudo pode ser realizado à CURTO PRAZO & RECURSO MÍNIMO, mas será necessário estabelecer uma POLÍTICA ÉTICA de Soma de Esforços (UNIÃO) na Sociedade Brasileira que deve partir ou ser iniciada pelo MMA, MAPA, entre outras Instituições Públicas.

    Caso não surja os APOIOS dos nossos POLÍTICOS poderemos ser surpreendidos com outros Países Tropicais realizando o mesmo que conseguimos realizar com a Cana de Açúcar trazida pelos Portugueses – a falta de APOIO poderá ser considerada POR MUITOS uma TRAIÇÃO ao POVO BRASILEIRO.

    Aqui no BRASIL ou em Outros Países Tropicais o AGUAPÉ será SUCESSO MUNDIAL ! ! ! ! ! !

    A Equipe BR do AGUAPÉ recomenda aos Cidadãos Brasileiros uma profunda REFLEXÃO e fica aguardando as MANIFESTAÇÕES dos Cidadãos Brasileiros ÉTICOS (e-mail: missao.tanizaki@gmail.com).

    CUIDADO: O AGUAPÉ, na maioria das situações, pode estar contaminado por Microorganismos Patogênicos ou Produtos Tóxicos que pode atingir / contaminar as Pessoas Inexperientes e ser FATAL – requer utilização de Sistema de Proteção apropriado.

    NOTA 01: a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda ampla utilização do AGUAPÉ à todos que acreditam na Química VERDE.

    NOTA 02: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS, Novas LEIS, entre outros recursos, estabelecidos e aprovados por Deputados / Senadores pouco PREPARADOS para estabelecer as Verdadeiras Soluções para essa e outras QUESTÕES.

    NOTA 03: é de sua RESPONSABILIDADE utilização CORRETA / ÉTICA das INFORMÇÕES repassadas pela Equipe BR do AGUAPÉ.

    NOTA 04: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do AGUAPÉ, te agradeçerão.

    NOTA 05: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

    NOTA 06: a Equipe BR do AGUAPÉ já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo AGUAPÉ.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  4. Porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ ? ? ? ? ? ?

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Apresento abaixo algumas DICAS para os Produtores Rurais do porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ:

    Além de contribuir para a Preservação do Meio Ambiente, VOCÊ poderá ter uma Produção de 250 a 400 ton / ha / ano de AGUAPÉ, sem DESPESAS com Preparo do SOLO / ADUBAÇÃO / DEFENSIVOS, e pode fazer uso, muito rapidamente, sem maiores dificuldades – logo após 3 – 5 meses a partir do início da sua produção.

    Veja abaixo como e onde aplicar o AGUAPÉ:

    1) Adubo VERDE – o AGUAPÉ, pré-triturado ou não, pode ser distribuído diretamente no Solo Agrícola, visando Incorporação de Matéria Orgânica & Minerais. Uma ADUBAÇÃO de Boa Qualidade que sai quase que a CUSTO ZERO.

    2) Produção de Farelo do AGUAPÉ & Adubo Líquido do Sumo do AGUAPÉ. Um Excelente Insumo para Produção Agropecuária (ORGÂNICOS) – Esses dois ISUMOS podem ser produzidos, também, quase que a CUSTO ZERO.

    3) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado para Produção de BioFertilizante & Biogás, também quase que a CUSTO ZERO – As Cooperativas & Empresas que já utilizam BioDigestão de Dejetos podem ampliar sua Produção / LUCROS dos referidos Produtos, utilizando o AGUAPÉ que sai quase que a CUSTO ZERO.

    4) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado sem grandes dificuldades por quem atua com Produção de Papel – Mercado Interno & Externo. O AGUAPÉ é a Matéria Prima que sai quase que a CUSTO ZERO, apresentando Produtividade muitíssimo superior que as usuais alternativas – isso já é adotado na CHINA.

    5) Para aqueles que atuam na Produção Industrial de Ingredientes / Alimentos Processados, podem, também, Produzir Farinha do AGUAPÉ que poderá se tornar num Importante Ingrediente para Melhorar a Dieta Alimentar visando o combate da Carência Mundial do TRIPTOFANO & Outras Necessidades NUTRICIONAIS, com boas possibilidades de EXPORTAÇÃO – com custo da BIOMASSA quase que a CUSTO ZERO.

    6) Existem Milhares de Aplicações para o AGUAPÉ – a Demais Aplicações só terá sentido depois que já tiverem sido Implementadas Milhares de Pequenas Barragens e nelas forem Implementadas a Produção do AGUAPÉ – muitas PESQUISAS já foram iniciadas precipitadamente e isso NÃO é BOM para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    CUSTO: Custo da Implementação de uma Pequena Barragem, entre outros que requer para o Manejo, Colheita e Processamento.

    LUCROS: com a Produção do AGUAPÉ VOCÊ pode ter sua Matéria Prima quase que a CUSTO ZERO – VOCÊ pode estimar facilmente os seus FABULOSOS LUCROS.

    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – Caso a População Mundial não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS que NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”, em Progressão Geométrica.

    NOTA 01: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.

    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões). – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM – Já sabe qual o CANDITADO / 2010 em que Deve VOTAR ? ? ? ? ? ?

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.