Piscicultura, alternativa de renda viável para os agricultores de São João do Sul

A EPAGRI de São João do Sul, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e a Cresol, promoveram no dia 02 a “I Reunião Técnica de Piscicultura”.

O encontro que teve duração de todo o dia, contou com a participação de cerca de 50 agricultores, onde estiveram presentes também o Prefeito Alex Bianchin, secretários e vereadores. Na parte da manhã o Extensionista Rural da EPAGRI, Moisés Peres Bauer, apresentou a parte teórica do encontro: sistemas de cultivo, criação, alimentação, qualidade da água foram alguns dos assuntos debatidos entre os agricultores.
“A ideia deste encontro surgiu da necessidade de divulgarmos e apoiarmos iniciativas que promovam a diversificação no município, agricultura pautada, atualmente, nas culturas do fumo e do arroz. A piscicultura é uma alternativa viável tanto na subsistência quanto para o incremento da renda” afirmou Moisés Bauer.

No período da tarde os participantes foram até a propriedade do senhor Hélio Bressan, na comunidade de Campestre, que cultiva tilápias há 10 anos.

Segundo Bressan “em 2010 a safra de peixe me rendeu mais de 20 mil quilos, porém é uma cultura que precisa de muito cuidado, atenção e dentro de normas técnicas para dar um bom lucro”.Na propriedade de Hélio Bressan foram executadas as práticas de medição, transparência da água e biometria, além de ser visualizado o sistema de integração com suínos, bem como de construção de viveiros.

Para o agricultor Moacir Crescêncio, a realização do encontro “foi uma iniciativa muito boa, porque precisamos de informações e alternativas. Reuniões assim nos dão oportunidade de pensarmos em melhorar nossas propriedades ainda mais.”

Prefeito Alex Bianchin salientou, “alternativas como a piscicultura, viáveis para o nosso município, são válidas e muito importantes, pois, além de criar uma nova fonte de renda, os agricultores podem continuar suas plantações normalmente”.

Prefeitura de São João do Sul

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.