Piracema em Mato Grosso começa em novembro


O período de proibição da pesca nos rios de Mato Grosso (Piracema) para garantir a reprodução dos peixes, está previsto para iniciar na segunda semana de novembro. As datas de início e término ainda serão confirmadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Só será permitida a pesca de subsistência, utilizando linha de mão ou vara com linha e anzol, ou com barco a remo.

A proibição tem com objetivo permitir o ciclo de reprodução dos peixes, garantindo o sustento de muitas famílias e atividades econômicas que dependem diretamente da atividade, na próxima temporada. Na regional de Sinop, as fiscalizações devem abranger pelo menos 15 cidades, e rios como Teles Pires, Verde, Celeste, Lira, Azul, Tartaruga, Nandico, Curupi, Von Stern, Arinos, Kaibi, Caldeirão, entre outros.

Quem desrespeitar o período de determinação pode ser multado, além de responder por processo de crime ambiental. Ano passado, a piracema iniciou em 6 de novembro e terminou em fevereiro. Em alguns municípios do Nortão, foram aplicados R$400 mil em multas, além da apreensão de pescado e materiais irregulares de pesca.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.