Piauí ganha centro de referência em pesca

O governador Wellington Dias e o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, inauguraram no início da tarde dessa terça-feira, 23, o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do Vale do Parnaíba, construído na praia Pedra do Sal, em Parnaíba (Ceraqua). O Centro, construído em parceria pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), exigiu um investimento superior a R$ 5,6 milhões.

A proposta do Ceraqua é se transformar em centro gerador e difusor de tecnologias de produção em aquicultura e pesca, envolvendo a carcinicultura, ostricultura, piscicultura e estuarinos e a pesca artesanal. Ele é dotado de infraestrutura para promover a capacitação técnica e gerencial de recursos humanos e para fornecer suporte técnico ao planejamento, implantação e operação de projetos voltados aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de maricultura e de pesca artesanal litorânea no Vale do Parnaiba.

O superintendente da Codevasf no Piauí, Guilherme Almeida de Oliveira, lembrou, na solenidade de inauguração, que o Centro é resultado da visão de futuro do governador Wellington Dias que, em 2002, quando ainda era deputado federal, colocou no orçamento a primeira emenda parlamentar para o início da obra. Ele aproveitou para pedir ao ministro a transformação do Ceraqua em centro nacional de aquicultura, justificando que no Brasil não existe outro igual.

O diretor do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Luís Carlos Everton, que já foi diretor da Codevasf, garantiu que o banco dispõe de recursos para financiamento de pesquisas na região e que tem condições de apoiar o Centro. Segundo ele, o governo montou uma grande estrutura para o desenvolvimento da pesca na região, onde a atividade da aquicultura é muito forte. Já o prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castelo Branco, reconheceu, em seu discurso, que o governador Wellington Dias tem apoiado todas as iniciativas da região.

O vice-governador Wilson Martins, que foi secretário do Desenvolvimento Rural no primeiro mandato do governador Wellington Dias, lembrou as dificuldades iniciais para a construção do Centro. “Dou aqui o meu testemunho de que o governador Wellington Dias não mediu esforços para concluir esta obra. Estamos construindo a verdadeira independência do Piauí com tecnologia de ponta”, conclui.

Para o governador Wellington Dias, o Centro é uma obra emblemática, por tudo que representa, e destacou que o governo vem realizando um conjunto de ações na região para garantir o desenvolvimento do setor. “O Piauí será a cabeça da pesca regional, porque dispõe de infraestrutura”, garante.

Ele citou que o governo já desenvolve ações no setor pesqueiro em outras regiões do Estado, citando os projetos das barragens de Bocaina e de Pedra Redonda, no município de Conceição do Canindé. “Em tudo isso, vejo geração de atividade econômica para pequenos, médios e grandes”.

Wellington Dias assegurou que o Porto de Luís Correia, cujas obras foram retomadas em seu governo, será concluída ainda este ano e que o presidente Luís Inácio Lula da Silva vai restaurar a ferrovia Teresina-Luís Correia.

CCom

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.