Piau – Nova espécie é descoberta no Jequitinhonha

Uma nova espécie de Piau foi descoberta no Norte de Minas, durante o monitoramento da Cemig na bacia do Rio Jequitinhona. O peixe de pequeno porte, com cerca de 10 cm de comprimento, tem máculas (bolas) pretas grandes e médias distribuídas pela lateral de seu corpo.

O peixe foi capturado no Córrego Vacaria, um afluente do Jequitinhonha, localizado em Padre Carvalho, no Norte de Minas, dentro das ações de monitoramento do Programa Peixe Vivo, criado para preservar os peixes das bacias hidrográficas onde a Cemig tem usinas. De acordo com o biólogo Francisco Andrade Neto, que realizou a captura, a distribuição da nova espécie deve ser restrita, pois o Piau foi capturado seis vezes, sempre na mesma localidade.

Descrição científica

Para descrever cientificamente o novo Piau, foram adotados critérios como o número de escamas e dentes, que o diferenciam das demais espécies já conhecidas. A descrição está sendo realizada por pesquisadores da Fundação Biodiversitas, do Departamento de Zoologia da PUC-Minas e da Cemig.

Já se sabe que a espécie faz parte do gênero leporinus e pertence a um grupo com sete espécies já catalogadas: seis restritas à Bacia Amazônica e do Rio Orenoco e outra endêmica da Bacia do Rio São Francisco, no Alto Paracatu (MG).

Para a escolha do nome comum do peixe, será realizado um concurso entre os moradores da região onde ele foi descoberto para colher sugestões.

Fonte: Instituto de Pesca – SP

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

um comentário

  1. essa pescaria eo massimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.