Pescadores são presos com 400 quilos de lagostas no Ceará

A embarcação foi levada para um estaleiro na cidade de Acaraú

O Ibama e a Polícia do Meio Ambiente apreenderam nesta segunda-feira, em Amontada, no Ceará, um barco com 400 quilos de lagostas. A embarcação foi abordada a 70 quilômetros da costa. Como os homens não pararam, os agentes pularam no barco. Seis pescadores foram presos e levados para a Superintendência da Polícia Federal, em Fortaleza.

Eles vão responder a um termo circunstanciado de ocorrência e, de acordo com a lei de crimes ambientais, podem pegar de 1 a 3 anos de prisão, além de multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil.

O dono do barco ainda será autuado. A embarcação foi levada para um estaleiro na cidade de Acaraú, também na zona norte do estado. No local, já estão outros 10 barcos apreendidos em situação semelhante. A lagosta será doada.

A pesca da lagosta está proibida e o período de defeso da lagosta começa no próximo dia 1º de dezembro, devendo se estender até o final do mês de maio de 2011.

Os estabelecimentos comerciais têm até o dia 7 para declarar o estoque do crustáceo. Este ano, a declaração não vai poder ser feita através do telefone, apenas com o formulário fornecido pelo Ibama.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.