Pescadores manifestam contra Suzano Petroquímica no Rio


O píer da empresa Suzano Petroquímica, na Baía de Guanabara, foi bloqueado ontem (27) por 58 embarcações de pesca. O protesto, segundo os pescadores, reuniu cerca de 200 pessoas contra as obras de ampliação do complexo industrial, para descarregamento de navios-tanque de propeno.

O líder dos pescadores, Alexandre Anderson, afirmou que a movimentação de barcos e a construção do píer prejudicam a atividade pesqueira na área. “O pescado praticamente desapareceu e a gente está constatando mortandade. As hélices dos barcos da empresa também estão cortando nossas redes‘, relatou.

Alexandre Anderson disse que a comunidade quer ser indenizada pela diminuição da pesca: ‘A empresa só fala em projetos a longo prazo, mas nós estamos sem o pescado e não conseguimos garantir o sustento de nossas famílias‘.

O gerente de Recursos Humanos da Suzano, João Brillo, informou que a empresa está disposta a investir em projetos ambientais, mas que não está sendo cogitado nenhum tipo de indenização financeira. ‘Não cabe indenização, uma vez que a empresa está seguindo padrões até mais rígidos que as normas nacionais. O que nós temos com a comunidade é um canal aberto em relação a projetos sócio-ambientais‘, disse.

Fonte = Agência Brasil.

Veja também

Projeto Prorobalo Unesp de Registro capacita guias de pesca

É promovida a prática da pesca amadora responsável Projeto da Unesp de Registro vem promovendo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.